Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Como fazer contatos e fechar negócios em eventos online?

Por Comunicação. Publicado em 17/07/2020 às 10:20.

O setor de eventos se viu obrigado a se reinventar ao ter que, do dia para a noite, se tornar digital. Uma das preocupações com esse modelo é a questão da construção de networking. Afinal, os coffee breaks e intervalos das palestras para troca de cartões eram os principais atrativos dos encontros realizados presencialmente.

Mas existe uma “etiqueta” em eventos online. Para Priscila Vieira, estrategista comercial em eventos, mais do que nunca é preciso buscar a objetividade nas abordagens, sem se esquecer da empatia. “É importante ampliar o olhar para as pessoas. O networking existe para pessoas, feito por pessoas, com isso por mais tecnológico que estejamos, precisamos buscar o equilíbrio e assertividade nas comunicações, aumentando assim a eficácia”.

De acordo com o CEO da InEvent, Pedro Góes, usar plataformas que disponibilizam uma simples videoconferência não é a solução adequada para eventos, sobretudo corporativos. “As empresas necessitam de recursos que sejam customizadas com suas necessidades, sejam elas conferências, seminários, treinamentos para os públicos interno e externos”. 

Cuidados

Mas, quais precauções devem ser tomadas ao fazer networking em eventos virtuais? Priscila explica que devemos ter cuidado com a permissão de uso dos dados entre os participantes, além de lembrar sempre da postura profissional para conduzir a aproximação. “É fundamental seguir atentamente as regras estipuladas pelo promotor do evento. Geralmente, nos intervalos dos eventos virtuais têm se utilizado salas virtuais de network. São salas temáticas para que os profissionais se conheçam e conversem sobre assuntos de interesse. O participante deve ficar atento ao nome dos contatos, área de atuação e nome da empresa”.

Se você está organizando a reunião virtual e quer aumentar suas chances de fechar negócios, Priscila reforça que é crucial fazer a “lição de casa”. “Estude seu cliente, busque informações sobre o que ele vende, concorrentes, fornecedores. Após isso, crie uma pauta com os dados da reunião, horário de início, término previsto, nome e cargo das pessoas que participarão da reunião, elenque os assuntos que serão tratados e envie antecipadamente para seu cliente. Se possível, encaminhe um material complementar, como um vídeo institucional da sua empresa, um case de sucesso, ou um testemunhal. É interessante até mesmo o seu perfil comercial das redes sociais, caso essa rede tenha uma “amostra” do seu trabalho ou da solução que você irá apresentar”. 

Dicas

Matheus Jacob, especialista em educação executiva e comunicação, listou seis dicas para ter sucesso nas abordagens online. Confira:

1 – Manifeste interesse em conversar  – Convide seu interlocutor para uma Sala Privada, deixando claro que pode haver uma sinergia entre os negócios que cada um representa. O mais recomendável é verificar se a palestra está terminando, antes de fazer a abordagem. “Há um risco grande de parecer desrespeitoso”, aponta Jacob. 

2 – Cuide de sua aparência pessoal – Os mesmos cuidados com roupas, maquiagem, cabelo, barba e acessórios como brincos, colares e óculos de um evento presencial devem ser tomados em seminários virtuais. Se o objetivo da conversa é gerar negócios, é bom estar vestido com roupas adequadas.

3 – Atenção ao ambiente – Para participar de um evento escolha um ambiente calmo. Ao fundo, prefira uma parede de cores neutras e que não chamem a atenção do interlocutor. Afinal, o foco é você e não a decoração da sua casa. Assegure-se que não haverá interrupções de crianças ou animais de estimação que possam causar distração e, consequentemente, perda do foco nos negócios. 

4 – Seja assertivo e breve no primeiro contato – Mapeie com antecedência quais são os objetivos de networking no evento online. Vá direto ao ponto, cause uma boa impressão e seja empático.

5 – Fique atento à comunicação visual – Leia os sinais da comunicação não-verbal que mostra quando é hora de encerrar o assunto. Gestos como mexer no celular, demonstrar sinais de inquietação e até mesmo brincar com objetos que estejam por perto são sinais de desinteresse. Jacob ensina que há meios de manter uma pessoa conectada na Sala Privada. “Chamar a pessoa pelo nome, perguntar algo e interagir são as melhores formas de evitar um cenário negativo”.

6 – Cuidado com o celular – É normal participar de um evento online por meio do uso de celulares até mesmo pelo fato das câmeras frontais de celulares terem melhor qualidade que as de notebook. Entretanto, é recomendável deixar o celular parado e em altura adequada com um bom enquadramento. Evite ficar se movimentando de um lado para outro no decorrer de uma conversa, isso pode deixar o interlocutor atordoado.