A capacidade de ser criativo não é algo nato. Pelo contrário, é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Estudos da IBM e do LinkedIn apontam que a criatividade é uma das habilidades mais valiosas e procuradas no mercado de trabalho.
Mas, é possível ser criativo vivendo uma pandemia? Para Milie Raji, gerente de desenvolvimento de negócios do Bettha, a criatividade caminha ao lado de outras habilidades como a de resolução de problemas e pensamento crítico. “Todos nós nascemos criativos e de alguma forma vamos desaprendendo. Um dos motivos é a própria falta de estímulo. Precisamos aprender e reaprender a todo instante. É preciso pensar diferente, dar valor a ideias e a nossa imaginação” .
Curiosidade
A criatividade nasce da curiosidade. Milie explica que quando renunciamos o “saber tudo”, ganhamos a oportunidade de aprender algo novo. “Invista em novos estudos, conhecimentos e hábitos e, permita-se fazer coisas diferentes das quais está acostumado. Conhecer novas formas de pensamento, ler livros e seguir pessoas que talvez não sejam sua primeira opção, pode ampliar sua capacidade de visão”.
Ainda de acordo com Milie, é necessário tirar qualquer tipo de bloqueio. “´Isso não vai dar certo´, ´já tentaram e não funcionou´, ´isso não dá dinheiro´. A criatividade precisa andar com o positivismo e a oportunidade”.
Raj Jana , fundador da Javapresse Coffee Company e apresentador do podcast Stay Grounded, orienta as pessoas a prestarem atenção no que desperta a curiosidade. “Crie tempo na sua vida para consumir conteúdo que desperte curiosidade em você. Entre no fluxo criativo cercando sua mente com arte e pessoas que criam seu próprio conteúdo”.
Para que o estresse e o desânimo, trazidos pelos impactos do coronavírus, não joguem contra a criatividade é essencial cuidar da mente. Milie alerta que saber lidar com as próprias emoções em situações de pressão extrema é um fator primordial dentro do cenário atual. “O autoconhecimento é a chave dessa habilidade. Existem milhares de formas para desenvolver essa capacidade: terapia, coaching, meditação, yoga, exercícios físicos, leitura e até mesmo momentos de ócio”.
Milie e Raj elencam algumas dicas para nos tornarmos mais criativos:
- Não espere pelo momento Eureka! A criatividade também é uma habilidade que se aprende, ou melhor, se reaprende;
- Leia sobre temas e autores diferentes dos quais está acostumado. Ter repertório pode fazer toda diferença;
- Permita-se sair da rotina. Às vezes fazer um novo caminho, conversar com pessoas diferentes pode gerar novas ideias;
- Tenha coragem! Muitas vezes precisamos nos arriscar, testar novas formas, colocar aprendizados em prática;
- Tenha paixão pelo que faz. Quando você não percebe a hora passar, a fome chegar é sinal de que aquilo que faz te dá prazer e nada melhor do que esse cenário quando você ama o seu negocio;
- Priorize a reflexão. Para criar, você deve refletir sobre o que consome. A curiosidade é frequentemente a fonte da invenção, portanto, fique constantemente curioso sobre tudo ao seu redor.