Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Como superar um momento de alta pressão psicológica?

Por Juliana Sartori. Publicado em 05/06/2020 às 09:52.

Viver em situações de alta pressão pode ser angustiante. Para este momento desafiador em que vivemos, a dica é treinar a mente, assim como os atletas fazem enquanto se preparam para grandes competições.

Já parou para analisar de que forma você está passando por este momento de isolamento social por conta da pandemia? Está se sentindo pressionado, ansioso? Sente que há muitas dúvidas e incertezas? Saiba que para tudo o que sentimos há uma explicação. Mas será que é possível aceitar o que não podemos mudar?

De acordo com Daiane Zanqueta, coordenadora da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, muitos atletas já tiveram experiências que se assemelham a este momento em que vivemos. Ela explica que é preciso viver o presente para treinar a mente a situações de alta pressão.

“Agora é o momento de aceitar o que não conseguimos mudar: as nossas emoções, os nossos sentimentos. A tentativa de controle não vai impedir que eles se manifestem em nossas vidas. Precisamos viver mais o presente, esquecendo do passado ou do futuro”, orienta.

Para Daiane, é possível usar as dicas e os procedimentos da preparação dos atletas de alto rendimento em nossa vida, principalmente neste período de pandemia. Ela afirma que para iniciar este processo é necessário “praticar relaxamento ou técnicas de meditação. As atividades podem contribuir no autocuidado. Devemos nos perceber a cada manhã e entender que apesar de tudo, as situações vão ser resolvidas e tudo ficará bem”, ensina.

Outra dica da psicóloga é buscar uma rede de apoio, seja a religião, leitura, atividade física ou conversa com os amigos. “Buscar uma interação, seja por telefone, por aplicativos de redes sociais ou até mesmo pela escrita de cartas e e-mails pode ajudar a passar por um momento de alta pressão”.

A psicóloga orienta para que as pessoas não mantenham tendências perfeccionistas. É necessário buscar a excelência, não a perfeição. Quando tudo acabar, a dica é reservar um tempo para comemorar o que foi feito de melhor.

Por Grasiani Jacomini