Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Como treinar sua mente para situações de alta pressão?

Por Comunicação. Publicado em 30/04/2020 às 11:14.

Estamos vivendo um momento de grande pressão e incertezas. Os atletas vivenciam isso durante as competições e sempre procuram ajuda para que o estresse, a ansiedade não afetem os resultados. Daiane Zanqueta, coordenadora da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, explica que estudos demostram eficácia quando o atleta faz a preparação mental. “Trabalhamos algumas habilidades quando os atletas percebem que os treinamentos físicos e táticos não são suficientes e que a parte emocional como ansiedade, falta de atenção, concentração, baixa autoconfiança, falta de motivação, medo de errar entram em ação”, explica.

Para Daiane, é possível usar as dicas e os procedimentos da preparação dos atletas de alto rendimento em nossa vida, principalmente neste período que estamos vivendo.  “Esse momento traz muita incerteza, medo, preocupação, insegurança, ansiedade e é muito semelhante ao que os atletas vivem no período pré-competitivo ou na competição. É importante usar as técnicas como relaxamento, mindfulness, porque agora é o momento onde a gente tem que aceitar algumas coisas, aceitar o que a gente não consegue mudar como os sentimentos. Quanto mais presente ficarmos no momento menos tentamos ter controle do que pode acontecer no futuro, até porque ele está incerto. É importante praticar o autocuidado, olhar pra gente com carinho, experienciar o que a gente está sentido e entender que está tudo bem e que faz parte esses sentimentos surgirem”.  

Outra dica que Daiane dá é buscar a rede de apoio, ou seja, o que é importante para você como religião, leitura, atividade física, conversa com os amigos. “Quando estamos pressionados nos sentimos inseguros e quando buscamos a rede de apoio nos sentimos seguros”.

Alta pressão

Dr. Don Greene é um psicólogo de alto desempenho. Ele ensinou sua abordagem sobre o domínio do máximo desempenho na Juilliard School, Colburn School, New World Symphony, Los Angeles Opera Young Artists Program.

Foram treinados com sucesso mais de 1.000 dançarinos e músicos profissionais para realizar audições competitivas e conseguir o emprego dos sonho. Dos atletas olímpicos que Dr. Greene treinou, 14 ganharam medalhas, cinco delas de ouro. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a se preparar para qualquer desempenho estressante, seja um argumento para fechar uma venda ou um compromisso de falar em público.

Prepare-se

Treine o que você precisa fazer, se você errar durante o treino continue. Se você deseja analisar seus erros, grave-se e ouça ou assista mais tarde. É assim que você ganha controle, não tentando controlar.

Não tente ignorar suas sensações

Trate a adrenalina como seu amigo e aproveite-a. Canalize a energia nervosa para o momento. Em vez de tentar ignorar a adrenalina, tente redirecioná-la como energia para alimentar seu desempenho.

Não se esforce pela perfeição

Atletas e músicos de elite tendem a analisar cada micromovimento repetidamente, esforçando-se para tornar tudo perfeito. Essa obsessão os ajudou a chegar ao topo. Mas essas tendências perfeccionistas podem se tornar incapacitantes quando estão no centro das atenções.  Busque a excelência, não a perfeição. Atenha-se ao que você pode controlar. Deixe todo o resto ir. Ganhar, por exemplo, não é algo que você pode controlar. Você não sabe o desempenho da sua concorrência ou o humor do seu público. Portanto, tente não se fixar nessas coisas.

Celebre seus sucessos

Quando tudo acabar, reserve um tempo para comemorar o que você fez bem. Nossas mentes tendem a se concentrar nas bagunças. Para combater esses pensamentos negativos, escreva as coisas que você fez bem. Tente fazer isso mesmo que não tenha o resultado esperado. Desde que você tenha se saído melhor desta vez do que da última vez, você foi um sucesso.

Então, prepare-se, canalize essa energia nervosa, lute pela excelência em vez da perfeição e elogie o que você fez bem para se preparar da melhor maneira para a inevitável próxima vez em que você precisar executar sob pressão.