Por Marinna Protasiewytch
Um levantamento feito pela revista Forbes indicou que a comunicação é a principal habilidade buscada por empresas em profissionais dos mais diversos setores. Seja em áreas como a da tecnologia da informação ou nos veículos de comunicação, se comunicar é algo necessário e que evita desordens, atitudes errôneas e melhora a assertividade do trabalho.
Segundo a jornalista Mira Graçano, a crise de saúde mundial a qual estamos vivendo alterou as formas de comunicação, principalmente com a implantação dos regimes de home office o que exigiu ainda mais a habilidade de se comunicar. “Por conta da pandemia, como as pessoas não estão fazendo a comunicação de forma presencial ou isso foi muito reduzido, é fundamental que nós continuemos desenvolvendo esta conversação mais próxima, mesmo pelo computador ou celular, o que exige uma comunicação mais assertiva” evidenciou Mira.
Valdireni Alves, especialista em oratória conta que uma empresa com fluxo de comunicação desenhado não significa ter um bom processo de comunicação entre os trabalhadores. “Para alinhar a comunicação é preciso ouvir todos, inclusive os colaboradores e conhecer a essência da empresa. De uma forma muito simples para se comunicar bem é preciso saber ouvir bem” explicou.
Comunicação dentro de uma empresa de comunicação
Um veículo de comunicação como o rádio lida com a informação diariamente e por isso tem um fluxo de comunicação com o ouvinte estabelecido por meio da grade programação, deixando claro a linguagem da empresa e o seu público-alvo. Mas muitas vezes a comunicação falha na parte interna, na troca de informações entre colaboradores e isso pode prejudicar os resultados.
Para melhorar e conseguir uma comunicação eficaz, as especialistas destacam as melhores práticas:
– Ouvir com atenção a todos, do diretor ao estagiário;
– Clareza;
– Transparência;
– Objetividade;
– Comunicação não violenta;
– Se comunique sempre que possível;
– Se organize para apresentações e reuniões.