Você conhece a história da Copa do Mundo e a cultura dos países participantes? Essas curiosidades podem chamar atenção para os seus posts e gerar mais alcance e resultado para as suas redes. E isso vale para todos os grandes eventos e datas comemorativas.
por Júlia Sóppa Becker
com supervisão de Amanda Yargas
Além disso, é importante também a construção correta dos posts, como a utilização das cores e dos símbolos, que podem criar identificação sobre o que você está falando. Este é o assunto desta semana do Projeto Dente de Leão. Separamos algumas dicas para o seu conteúdo nas mídias digitais, com ideias para o formato e a linguagem.
Retrospectiva
Para começar, que tal falar sobre como surgiu o evento ou as tradições da data comemorativa? Utilize dentro do seus posts momentos marcantes e histórias antigas. No caso da Copa, você pode abordar o que aconteceu em edições anteriores, com experiências e narrativas dos seus próprios locutores ou de pessoas da sua cidade.
Capriche na narração
A forma de se comunicar é tão importante quanto o que você vai falar! Use a linguagem ao seu favor e faça trocadilhos e brincadeiras que remetem a época que está vivendo. Por que não falar na linguagem do futebolês nesse Mundial? Por exemplo, o apito de censura pode ser substituído pelo apito do juiz. Você ainda pode substituir termos do dia a dia por jargões do futebol, quando alguém entra no ar, diga que a pessoa está entrando em campo.
Vestindo a camisa
Falar na seleção canarinho usando preto e branco não combina. Então use e abuse das cores e dos símbolos para que sua mensagem seja passada mais facilmente e com maior alcance. Uma alternativa ao tradicional, verde, azul e amarelo, é usar as cores do Catar em seus posts.
Além das 4 linhas
Outra forma muito bacana de tratar as datas cíclicas é trazendo curiosidades sobre elas. Você sabia que o futebol já parou uma guerra? Este tipo de conteúdo faz com que a pessoa pare para saber sobre o que você está falando. Tome cuidado para não ser redundante e usar coisas que todo mundo já sabia. A ideia aqui é falar sobre coisas já esquecidas ou casos que aconteceram na sua região e ninguém sabe e que tenham a ver com a data. Tratar aspectos históricos, locais, humorísticos ou sobre qualquer informação relevante atrai o seu público.