Por Marinna Protasiewytch
Mais importante do que parecer uma empresa competente e organizada é colocar em prática políticas organizacionais que possam conduzir à instituição a esta realidade. As finanças corporativas têm um papel importante para a realização destes objetivos dentro de uma corporação.
Para guiar os passos de empresários e empreendedores, Amberzon Bezerra da Silva, coordenador estadual de serviços financeiros do Sebrae/PR, elencou algumas situações que necessitam de atenção para que o desenvolvimento da empresa ocorra de forma tranquila e planejada.
“Analisar semanalmente os dados apresentados pelo fluxo de caixa é muito importante, assim é possível agir corretivamente ou preventivamente. Conhecer o ponto de equilíbrio da empresa, diminuir os custos fixos e evitar desperdícios no custo variável. Ou seja, conheça o seu fluxo de caixa e saberá tomar a decisão necessária” explica Amberson.
Crise do Coronavírus e as perdas
A 6ª edição da pesquisa de impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios, realizada pelo SEBRAE mensalmente, revelou que dos 6.506 empresários, localizados em todos os estados brasileiros e que responderam aos questionários, 81% afirmaram que houve queda no faturamento.
Esta realidade acarreta na redução dos investimentos em publicidade. A solução, segundo o coordenador estadual de serviços financeiros do Sebrae/PR, Amberzon Bezerra da Silva, é ser criativo e mostrar diferenciais. “Historicamente, em momentos de crise há um corte na publicidade, sobre esta ótica é importante que o setor de comunicação atualize suas estratégias de vendas e sensibilize o cliente. Por exemplo, não ofertar publicidade e sim consultoria de venda orientando quanto a necessidade do cliente comunicar um novo produto ou serviço” pontua Amberson.
Dicas práticas para uma boa saúde financeira
Para o consultor de Lean 6 Sigma e fundador da Iwankio Consulting, Alexandre Iwankio existem alguns métodos e práticas que podem ajudar a garantir o bom andamento das finanças corporativas até mesmo em períodos de crise. O especialista elenca as principais formas para que isto ocorra.
– Planejamento: Colocar no papel o que é custo (colaborador, matéria-prima), o que é investimento (treinamentos, processos de coach, novos softwares) e o que é gasto. Então, a partir daí, identificar fontes de desperdício de recursos e eliminá-las;
– Automatizar processos e promover a transformação digital: Diminui custos a longo prazo, além de otimizar tempo e aumentar eficiência;
– Resolução de problemas: Buscar as reais causas para os problemas do cotidiano, aqueles que sempre vêm afetando os resultados da empresa e sua relação com os clientes. Empregar métodos e ferramentas efetivas para análise e solução de problemas, com reflexos positivos na lucratividade.