Por Marinna Protasiewytch
Com o avanço da tecnologia as empresas têm ganhado cada vez mais qualidade de serviço e gerado retorno satisfatório ao cliente. No meio rádio, o contato vai desde o ouvinte a até fornecedores, patrocinadores e anunciantes. Organizar todo o fluxo de envolvimento com as mais variadas áreas é uma forma de melhorar o desempenho das emissoras, por exemplo. Conhecido pelas empresas do varejo o CRM (Customer Relationship Management), que significa gestão do relacionamento com o cliente, pode ser utilizado para além de contatos de venda.
Segundo Silvana Taschek Hastreiter, mestre em administração e professora do curso de Marketing da PUC-PR, “todo tipo de empresa pode se beneficiar com a utilização de um CRM, mas o primeiro passo é estruturar os problemas que a empresa precisa resolver. As emissoras de rádio podem se beneficiar com a simplificação de processos e melhoria no gerenciamento do relacionamento com o ouvinte, pode prever oportunidades e priorizar os melhores leads” explica.
Este tipo de sistema permite que o gestor tenha uma visão completa do atendimento, tanto de ouvintes, no caso das rádios, quanto de fornecedores. “Os principais benefícios de se ter uma ferramenta de CRM dentro da empresa são o controle efetivo das informações, agilidade no acesso delas, administração de relatórios e a possibilidade de criar campanhas exclusivas com base nos indicadores para os mais diversos públicos” salienta Bruno Santyago Lemos Jacomel, especialista em Gestão de Projetos e responsável pela área de CRM no Colégio Positivo.
“A escolha do CRM ideal varia de acordo com as necessidades do seu negócio e o perfil do seu público. Além disso, é preciso que os funcionários tenham a cultura de utilizar o sistema, pois a ferramenta só vai funcionar se a equipe aderir a este processo” sinaliza o especialista em Gestão de Projetos.
Utilização do CRM nas rádios
Para esclarecer quais as vantagens da aplicação deste tipo de sistema, os especialistas elencaram algumas atribuições que podem ser utilizadas com o CRM:
– Fazer ações de atendimento pró-ativo;
– Responder perguntas frequentes de maneira automatizada e com maior agilidade;
– Personalizar experiências, especialmente nas redes sociais;
– Antecipar desejos de ouvintes com base em comportamentos e demandas anteriores.
“Com o conhecimento dos hábitos e preferências dos ouvintes, fica mais fácil prever expectativas, interesses em determinados programas ou campanhas e desta forma criar um relacionamento personalizado com os seus públicos. Utilizando os canais que ele prefere, se tornando mais próximo e fortalecendo a relação entre a rádio e o ouvinte” analisa Silvana Taschek Hastreiter.