Com a presença de representantes de todas as emissoras de televisão, no dia 28 de outubro aconteceu um evento, na sede do Sert-PR e da Aerp, que abordou as preocupações do setor com relação ao desligamento da televisão analógica, que está programado para se efetivar na capital e região em janeiro de 2018, e na região norte/noroeste em dezembro de 2018.
Com estimativa abaixo dos 93% de lares com qualificação para recepção do sinal digital, a preocupação central é com o atendimento dessa meta para que se faça o desligamento. A experiência de Brasília – que teve seu prazo para o desligamento prorrogado, tendo como data anterior 26 de novembro – mostrou que as datas precisam ser definidas mediante pesquisas. Na capital do Brasil, por exemplo, as pesquisas indicaram que apenas 74% dos lares estavam habilitados e, com isso, a data precisou ser alterada.
Como solução e para atingir o patamar mínimo de forma mais rápida, serão distribuídos conversores digitais para a população de baixa renda, otimizando a digitalização.
Neste primeiro evento no Paraná, ficou acordada a criação de um grupo de trabalho para coordenar as ações que visem a minimizar o impacto do desligamento, que já iniciou seus trabalhos na sede do Sert-PR e da Aerp, no dia 3 de novembro.