
Neste Dia Mundial do Rádio, a Aerp aderiu à campanha da Unesco, sendo a única entidade representativa do setor no Brasil a aparecer no mapa da Unesco. O tema deste ano é o Rádio e Mudanças Climáticas.
Em seus mais de 100 anos de história, o rádio tem apoiado as populações em desastres climáticos, como tempestades tropicais e inundações. E, especialmente, ajudado na disseminação de informações baseadas em fatos, com a participação dos ouvintes e coberturas exclusivas.
Confira o vídeo disponibilizado pela Unesco e adaptado pela Aerp:
A Unesco desenvolveu um material com ideias para comemorar o Dia Mundial do Rádio. Confira e aplique na programação da sua emissora!

Dê mais ênfase aos fatos
No dia 13 de fevereiro, convide um especialista para participar ao vivo.
Antes, reflita sobre a qualidade e diversidade das suas fontes de informação. Sua equipe confere se são confiáveis? Elas ajudam na verificação dos fatos? A rádio consulta uma variedade de fontes, incluindo diferentes gêneros, origens e regiões?
A lista de Fontes do Dia Mundial do Rádio 2025 (WRD 2025) pode ajudar nisso. Esse recurso foi criado para facilitar a coleta de dados e evidências, melhorando suas análises, reportagens e investigações.
Proteger fontes é essencial e, além disso, elas podem indicar especialistas para se tornarem convidados regulares. Traga pessoas que conectem seu discurso à realidade dos ouvintes. Essas colaborações podem enriquecer a programação da rádio com informações confiáveis, novos temas e entrevistas relevantes. Para os convidados, é uma chance de ampliar sua mensagem e fortalecer sua reputação.

Revise sua estratégia de programação
Você sabe o que a equipe da sua rádio espera de você na cobertura de rádio? O Dia Mundial do Rádio, em 13 de fevereiro de 2025, pode ser a oportunidade ideal para descobrir.
Se não puder realizar pesquisas detalhadas, envolva voluntários ou estudantes para entrevistar a equipe. Crie uma pesquisa rápida no site e colete respostas por e-mail ou mensagens.
O que seus colaboradores querem aprimorar? Linha editorial mais política, econômica ou social? Foco em soluções locais? Programação mais específica? Como melhorar a interação com o público ou financiar investigações de longo prazo?
No dia seguinte, analise as respostas e use os insights para aprimorar sua programação e abordagem editorial ao longo do tempo.

Informar a partir de uma perspectiva mais ampla
Muitas notícias, acontecimentos diários e editoriais de interesse público se conectam com outros temas.
De modo geral, as informações confiáveis que você comunica podem contrastar fortemente com a comunicação política. Compare essas diferenças com base nos dados da sua rádio e informe a partir de uma perspectiva ampla e baseada em fatos. Destaque semelhanças e diferenças, exponha situações que não avançam ou até mesmo retrocedem.
No dia 13 de fevereiro, dê destaque aos tomadores de decisão. Convide ao ar pessoas de todos os lados. Durante todo o dia, informe não apenas sobre o que eles fazem, mas também sobre o que deixam de fazer e os impactos interligados em outras áreas.
Pense em como continuar esse trabalho após o Dia Mundial do Rádio 2025.

Dê voz ao público
No Dia Mundial do Rádio, incentive sua audiência a falar sobre temas que importam para ela. Não restrinja o debate a especialistas. Dê espaço para que as pessoas expressem suas preocupações e experiências. Faça entrevistas e reportagens que mostrem diferentes perspectivas.
Se possível, organize uma transmissão ao ar livre. Caso não seja viável, permita a participação por telefone, mensagens de voz ou redes sociais. Compartilhe histórias reais, destacando vivências e emoções, não apenas dados.

Prepare-se para emergências
Desastres naturais, como furacões, inundações e incêndios, tornaram o trabalho das rádios mais desafiador. Profissionais da mídia enfrentam condições extremas para cobrir eventos e nem sempre estão preparados para isso.
No Dia Mundial do Rádio 2025, lance um plano de emergência climática. Ele deve incluir:
- Mapeamento de áreas de risco.
- Contatos de especialistas e autoridades.
- Protocolos de resposta e segurança.
- Locais alternativos para transmissão.
- Seguro adequado para proteger a equipe.
- Estoques de kits de emergência, baterias e geradores.

Conscientização sobre a segurança de jornalistas
Repórteres que cobrem desastres climáticos, incluindo os de rádio, enfrentam diversos riscos. O relatório da UNESCO sobre segurança de jornalistas ambientais destaca ameaças como sequestro, detenção arbitrária, ataques legais, danos materiais, assédio online e até assassinato.
Use essas informações para conscientizar seu público sobre os perigos enfrentados pelos profissionais da mídia e a importância de medidas de proteção para garantir uma cobertura segura e eficaz.

Combata a desinformação
No Dia Mundial do Rádio, reforce o compromisso com informações precisas e confiáveis. Jornalistas e emissoras têm um papel essencial na promoção do pensamento crítico.
Converse com especialistas sobre a compreensão da sociedade em torno de um tema de interesse. Entreviste cidadãos que foram enganados por desinformação e consulte verificadores de fatos e especialistas em plataformas digitais para entender as estratégias de combate às fake news.

Incentive a escuta crítica do rádio
A UNESCO oferece um curso online gratuito para ajudar as pessoas a promoverem informações precisas. Com duração de 90 minutos e dividido em quatro módulos principais, o curso é aberto a todos.
Além disso, você pode sugerir o curso “Pense Criticamente, Clique com Sabedoria: Alfabetização Midiática e Informacional no próximo normal“. Com 20 módulos focados em alfabetização midiática, ele ajuda a desenvolver habilidades para identificar e compreender informações de forma crítica.
Incentive sua audiência a participar desses recursos e se tornar mais crítica na forma como consome conteúdo midiático.

Deixe seu rádio mais verde
O Dia Mundial do Rádio de 2025 pode marcar o início de uma nova era para a sustentabilidade na sua estação.
Em 13 de fevereiro, comece discussões com sua equipe (produção, técnica, administrativa, entre outras) sobre como tornar sua rádio mais ecológica. Pergunte-se: “Quais são as fontes de poluição na nossa operação?” Identifique áreas como o uso de equipamentos, viagens de negócios e outros processos que contribuem para a poluição, e implemente práticas mais sustentáveis.
Busque apoio das redes de rádio parceiras do WRD 2025 e especialistas em sua área de transmissão.
Pense em como reduzir o impacto ambiental em produção, viagens, cadeia de suprimentos, sistemas de climatização e até mesmo no fornecimento de água e alimentos. Além disso, considere a qualidade do edifício e a energia usada na rádio.
Assine compromissos ambientais, como cartas propostas por redes de rádio e associações, e compartilhe seus esforços com sua comunidade e parceiros, tanto no ar quanto fora dele. Seja transparente e evite práticas de greenwashing. Seu público perceberá o compromisso genuíno com a sustentabilidade.