Membros do grupo querem trazer inovação para o meio e aprender com a ala mais experiente
por Amanda Yargas
Integrantes da Aerp Jovem voltaram a se reunir presencialmente pela primeira vez após o início da pandemia. O encontro aconteceu em Curitiba, nos dias 11 e 12 de novembro. O primeiro dia contou com a participação nas Assembleias de eleição para as novas diretorias da Aerp e do Sert-PR e também na 3ª edição do Café com o Secretário, encontro mensal de radiodifusores com o secretário de Comunicação Social e da Cultura do Paraná, João Debiasi, e de outros membros da pasta.
Já na sexta-feira, a Aerp Jovem visitou o Palácio Iguaçu. O grupo foi recebido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que estimulou a nova geração contando sua própria história dentro do rádio. Ele conversou com cada jovem radiodifusor para saber sobre os desafios e características de cada empresa. Os visitantes ainda puderam conversar novamente com o secretário Debiasi e foram levados a um tour para conhecer a sede do governo estadual e sua estrutura.
A programação de sexta-feira também contou com as palestras de Marcelo Romaniewicz, CEO da XYZ Estratégia, especialista em branding, estratégia e inovação; e de Márcio Linhares, diretor artístico da Massa FM São Paulo e Massa FM Rede. Para encerrar o encontro, uma confraternização no show de humor “Não Me Cobre Coerência”, com Diogo Portugal, no Curitiba Comedy Club.
Espaço da nova geração no rádio
“A gente está buscando o nosso espaço. A Aerp Jovem eventualmente vai ser a nova Aerp”, reforçou a presidente do grupo, Aline Ruge. Ela considerou que o espaço que a nova geração vai encontrar dentro do rádio e dentro da instituição depende da própria dedicação: “Depende dos nossos frutos, daquilo que a gente vai construir, de trabalhar nosso crescimento, nossa auto-avaliação, liderança”, reforçou.
De acordo com Aline, a geração mais jovem tem um papel fundamental nesse momento, porque já está envolvida com o rádio, mas traz também uma familiaridade maior com as novas tecnologias e possibilidades digitais. “Já traz essa bagagem, que é natural para o jovem, então eu creio que faz uma junção perfeita com o caminho para onde o rádio deve ir, porque tudo se faz hoje pelo celular, não adianta querer estar fora dele, é um complemento para trazer cada vez mais resultados para os nossos clientes”, avaliou.
Missão da Aerp Jovem
A Aerp Jovem visa estimular a inovação, formar novas lideranças e incentivar o associativismo entre as novas gerações. Além de convidar os jovens envolvidos com a radiodifusão a pensar e estudar estratégias para valorizar o rádio, a ideia também é preparar todas as gerações para uma transição mais segura e tranquila.
Segundo Aline, já é possível perceber uma proximidade maior dos novos radiodifusores com a Aerp. “Essa é a importância do trabalho que a gente está fazendo, trazer pessoas que às vezes até gostariam de participar mais, mas não tem um acompanhamento de um radiodifusor para ajudar nesse processo. A gente está abrindo as portas para essa integração”, concluiu.