Por Marinna Protasiewytch
A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus alterou completamente a metodologia presencial de ensino. A solução inicial foi utilizar as ferramentas online para a transmissão das aulas, mas a falta do acesso à internet fez com que muitos alunos optassem por estudar pelas televisões, que hoje contam com canais exclusivos com vídeo aulas. Só que ainda existia uma boa parte da população que ficava sem acesso a estes ensinamentos.
Em virtude disso, o rádio teve um papel primordial. Foram incluídos nas programações de veículos comunitários e comerciais espaços para que os professores conseguissem transmitir o seu conhecimento pelas ondas. “O rádio brasileiro nasceu com uma comunicação muito estreita com a educação, ele tinha uma finalidade educativa, cultural e científica” conta Fernando Morgado, coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos do Rádio UFRGS e um dos autores do e-book “Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19”. Este conteúdo pode ser baixado gratuitamente clicando AQUI.
No exemplar lançado justamente neste período em que professores assumiram os microfones e passaram a se comunicar com os alunos, Morgado e Luiz Artur Ferraretto – coordenador do Núcleo de Estudos do Rádio UFRGS e co-autor do e-book – exemplificaram técnicas simples e que podem auxiliar os educadores neste novo formato de ensino.
“Muitas vezes os professores entraram em um estúdio de rádio pela primeira vez na vida, agora no meio de uma pandemia, e não sabem o que fazer, não sabem como se portar diante de um microfone ou dentro de um estúdio” exemplifica Morgado.
O que os profissionais do meio rádio podem aprender com o e-book
Neste contexto de instruções passadas pelo ebook, os autores auxiliam não só professores a lidarem com a comunicação, mas também os próprios radialistas. “Muitos profissionais de rádio comercial tem baixado o livro, não só para si, mas também para compartilharem com colegas que trabalham em instituições de ensino” conta Fernando Morgado.
O autor ainda destaca que “no e-book, resumimos e simplificamos as noções mais fundamentais de rádio, como a manutenção da coloquialidade, a simulação de conversa e a naturalidade, que é a maior dificuldade do rádio”.