Em solenidade realizada em Curitiba nesta quarta-feira (31), a nova diretoria e conselho fiscal da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) assumiram a gestão da entidade pelos próximos dois anos.
Alexandre Barros foi reconduzido ao cargo de presidente, destacando como prioridade o diálogo com os radiodifusores. “Vamos focar a próxima gestão em ouvir o radiodifusor para melhorar as ferramentas de atendimento aos nossos associados”, afirmou.
Barros lembrou as bandeiras defendidas pela AERP, como o projeto Radiophone – campanha que defende o rádio livre e gratuito disponível nos aparelhos celulares, além do apoio que a entidade tem oferecido às emissoras durante o processo de migração do AM para o FM e as articulações em torno da digitalização das TVs em todo o Paraná.
“Também vamos atuar com projetos novos que venham do radiodifusor e trabalharemos juntos com as associações do Sul para criarmos um novo canal de diálogo do rádio em nível nacional, uma nova instância que possa auxiliar a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) na luta pelos interesses do setor”, destacou.
O papel da entidade nas discussões nacionais foi ressaltado pela vice-presidente da ABERT, Marise Westphal Hartke. “A AERP é realmente uma associação de referência nacional. Tenho certeza de que a nova diretoria vai conseguir manter o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido e obter um sucesso ainda maior”, afirmou.
A trajetória da entidade, que completará 43 anos de fundação em julho, foi lembrada pelo ex-presidente Ilídio Coelho Sobrinho. “A AERP sempre teve voz ativa e priorizou acompanhar e motivar os associados a utilizar novas tecnologias e estarem preparados para atuar em múltiplas plataformas”, disse.
Segundo a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, a parceria mantida há décadas entre o Governo do Paraná e a associação, por meio de convênio com a Copel, é fundamental para a informação da população paranaense. “O convênio com a Copel permite a divulgação diária de informações de utilidade pública por meio do rádio, que é um veículo ao qual todas as pessoas têm acesso”, ressaltou.
Digitalização das TVs
A posse da nova diretoria coincidiu com a data que marca o desligamento do sinal analógico de TV em Curitiba e mais 26 municípios da região. A atuação da AERP neste processo foi lembrada por Ivan Miranda, diretor da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) na região Sul.
“Isso é fruto de um trabalho de cobertura muito bem feito por todas as emissoras, assim como o trabalho de alinhamento que foi feito pela AERP e pela ABERT junto à radiodifusão local. Antes mesmo de entrar no cronograma oficial de desligamento, a AERP já chamava as emissoras para essa discussão”, lembrou.
A transição para o sinal digital nas demais regiões do estado, prevista para ser concluída em novembro de 2018, também foi apontada como um desafio pelo diretor. “Lá teremos o desligamento em 128 municípios. Será trabalho muito grande, mas a experiência adquirida com o processo em Curitiba ajudará bastante”, ressaltou.
Migração das rádios AM para FM
O tema da migração foi destacado durante o evento e lembrado como um dos grandes avanços para o setor. Das 1.781 rádios AM no Brasil, 1.332 solicitaram a mudança, sendo que 619 já assinaram o aditivo contratual e 325 já estão atuando em FM. No último dia 26 de janeiro, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou decreto abrindo novo prazo para que as emissoras AM que têm interesse em migrar para a frequência FM e ainda não solicitaram essa mudança poderão fazê-lo no prazo de 180 dias.
Para João Garcia, diretor da Rádio Guairacá, de Terra Rica, que já concluiu o processo e está operando em FM, a mudança trouxe grandes benefícios à emissora. “Ganhamos em qualidade do som, começamos a penetrar em audiências onde não entrávamos antes, conquistando novos ouvintes”, comentou.
Força institucional
A cerimônia contou com a presença de representantes de diversas entidades do setor produtivo e órgãos públicos. O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, destacou o trabalho da AERP e a importância do rádio para a população. “Nós do sistema FIEP valorizamos (a entidade), tanto que somos anunciantes em rede. Consideramos o rádio o melhor veículo de comunicação para alcançar a nossa base”, afirmou.
Também participaram da solenidade o presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio José Geara, além de representantes da Fetranspar, Fecomércio, Copel, Governo do Paraná e Anatel.
Confira os nomes dos novos membros da Diretoria e Conselho Fiscal da AERP para o biênio 2018-2020:
Presidente: Alexandre Barros
Vice-Presidente: Michel Micheleto
Diretor Administrativo: Luiz Benite
Diretor Financeiro: Rogério Afonso
Diretor Comercial: Cezar Telles
Diretor Jurídico: Márcio Martins
Diretor Institucional: Ilídio Coelho Sobrinho
Diretor Técnico: Roberto Lang
Diretor de Comunicação: Caique Agustini
Diretor de Televisão: Leonardo Petrelli
Diretor Regional Capital-Litoral: Mariano Lemanski
Suplente: Augusto S. Gonçalves Oliveira
Diretor Regional Sudoeste: Adir Seleski
Suplente: Giovanni Pagnocelli
Diretor Regional Oeste: Cristiano Krames
Suplente: Moacir José Hanzen
Diretor Regional Centro Sul: Ivaldir Perachi
Suplente: Melanie Lisboa Triches
Diretor Regional Norte: João Miguel Ignácio
Suplente: André Faria
Diretor Regional Noroeste: Walber Souza Guimarães Junior
Suplente: Clermont D´Ávila Sobrinho
Conselho Fiscal:
Flávio Guellere Junior, Alexandre Marques Guimarães, João Garcia, Renato Silva, Eloi Bonkoski e Helena Miyoko Miura da Costa.
Sonoras: