Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

E-book traz os 100 anos de história do rádio no Brasil

Por Comunicação. Publicado em 23/07/2020 às 09:59.

Esta semana foi lançado o e-book “Rádio no Brasil: 100 anos de história em (re)construção”. A obra retrata histórias do rádio no Brasil, contada a partir de alguns marcos como as experiências de irradiação da Rádio Clube de Pernambuco, em 1919, a Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922, no Rio de Janeiro, e as primeiras transmissões regulares da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923.

Organizado por Vera Lucia Spacil Raddatz (UNIJUI), Marcelo Kischinhevsky (UFRJ), Debora Cristina Lopez (UFOP) e Valci Zuculoto (UFSC), o e-book conta com a participação de 46 autores de 25 universidades brasileiras, representando o Distrito Federal e 15 estados das cinco regiões do país. Os organizadores do livro acreditam que esta obra é uma publicação fundamental para entender não só a história do rádio, mas sua contínua transformação.

Vera Raddatz diz que nesses cem anos, o rádio tem sido um canal de conexão entre os ouvintes e a sociedade, por meio de histórias e fatos que registram o cotidiano das comunidades, estimulando o processo de desenvolvimento e novos olhares sobre o mundo. “Com capacidade de se reinventar, mediante as mudanças tecnológicas, o rádio atravessou o tempo mantendo ativa essa relação com a comunidade. Este e-book é uma contribuição dos pesquisadores de mídia sonora, oferecendo novas perspectivas para pensar a pluralidade do rádio e a própria pesquisa, a fim de ampliar a compreensão deste campo de conhecimento no país e reconhecer as diferentes realidades e identidades do rádio brasileiro”.

De acordo com Marcelo Kischinhevsky, o rádio é um meio tão extraordinário que tem vários centenários para comemorar. “Esperamos que este livro auxilie no permanente processo de reescrita dessa história, ainda cheia de lacunas, e aponte caminhos para pensarmos e fazermos mais 100 anos de comunicação sonora”.

Já Débora Cristina Lopez salienta que só é possível avançar o campo através de ações colaborativas, porque esta é a essência da prática científica. “Esse e-book é resultado de uma ação coletiva, de um esforço para não só registrar a história, mas também construir conhecimento e refletir de maneira crítica sobre os processos sonoros nesses 100 anos”.

A diretora científica da Alcar (Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia), Valci Zuculoto, afirma que o e-book é o resultado do trabalho de um conjunto de pesquisadores que demonstram as múltiplas identidades do rádio do país, integrando experiências nacionais, por meio de redes e parcerias, que no país são bem representadas pela Alcar, Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo). “O campo da pesquisa em mídia sonora constitui-se e avança na mesma medida em que estes pesquisadores contribuem com as (re)invenções para a permanência do meio e para a função social do Jornalismo e do próprio rádio”.

Para acessar a obra, de forma gratuita, basta clicar no link (https://www.editoraunijui.com.br/produto/2257) e realizar o cadastro no site da Editora Unijuí.

FONTE: tudoradio.com