Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

É preciso ter atenção ainda maior às experiências digitais

Por Comunicação. Publicado em 09/04/2020 às 11:27.

A internet e os dispositivos digitais tornam-se uma ferramenta ainda mais importante para as pessoas em tempos de isolamento físico e social, para que consigam manter uma mínima sensação de normalidade. Para as empresas, e claro, para as emissoras de rádio, isso significa ter atenção ainda maior às plataformas digitais, à gestão de relacionamento com os clientes e aos sistemas de gestão de conteúdo digital.

Para a especialista em mídias sociais, Fernanda Musardo, as empresas estão precisando correr contra o tempo para adotar medidas que anteriormente eram vistas como desnecessárias, como uma simples digitalização da informação ou acesso remoto a informação, revendo seus fluxos de trabalho, reestruturando equipes e criando soluções para continuarem ativos e próximos dos clientes. “Caiu a ficha para muitos que colocar o negócio de maneira digital ativa é essencial para se manter VIVO. A principal mudança está na aceitação da digitalização dos negócios”.

Outra mudança, de acordo com a especialista, está na produtividade e eficiência das equipes, a necessidade de ser multidisciplinar, a quebra de paradigmas no quesito presença física. “Muitos profissionais percebem claramente que estar presente e atuante, não está relacionado à presença física, que mesmo remotamente, podem estar presentes e atuantes. Jamais teremos o mesmo cenário que tínhamos antes do isolamento”.

Parceria e cumplicidade

As empresas estão permanecendo ainda mais próximas dos clientes, de forma a reforçar ainda mais a parceria e a cumplicidade neste momento tão desafiador e peculiar.

Musardo ressalta a credibilidade das emissoras para continuarem ainda mais próximas dos clientes e ouvintes. “As emissoras precisam ser referência em comunicação, terem dinamismo e serem mais conectadas com os anunciantes e a sociedade. Para isso, elas precisam adotar medidas arrojadas de contato, de programação, de produção de conteúdo dinâmico, diferente e inovador. Cabe à emissora trazer propostas para seus anunciantes para que eles ‘embarquem’ nesse novo modelo”.

Adotar um plano de divulgação diferente do padrão trabalhado, dar ênfase a operação do anunciante em tempos de quarentena, contribuir com a criação de conteúdos que serão aliados, não só para emissora, mas que o anunciante possa utilizar em seus canais digitais são alguns exemplos elencados pela Musardo. “É importante inclusive considerar isenção financeira para determinados planos ou situações”, acrescenta.

Experiências digitais

O marketing digital é uma das ferramentas mais eficientes para atrair consumidores e ampliar o alcance de uma marca. Para o empreendedor digital e especialista em Marketing Digital, Rapha Falcão, é preciso resignificar seus negócios e entregar valor. “É preciso ter constância nas plataformas digitais, ter um conteúdo de valor. Qual o valor que você gera para sua audiência? E esse valor é o quanto você ajuda as pessoas, o quanto seu conteúdo consegue conectar sua audiência, não é fórmula mágica”.

O diretor comercial da Fóssil Digital, Marlon Strapasson, reforça ainda a importância da interação. “As pessoas estão com o celular na mão o tempo todo e estão muito seletivas. É importante ouvir seu cliente sempre e as redes sociais são grandes aliadas nesse momento”.

Nesse momento de adversidades, de dificuldades e de grandes transformações que profissionais e marcas se estabelecerão como fortes, importantes e necessárias, comenta Musardo. “Ficará gravado na memória das pessoas e das empresas as marcas e os profissionais que conseguiram se manter na adversidade, aqueles que se mantiveram próximo e parceiros, aqueles que não ‘abandonaram o barco’. Este momento é crucial para fidelizar clientes, se mostrar inovador e capaz de atender o mercado comercial e a sociedade”, finaliza.

Como se preparar, dentro da cultura digital, para enfrentar as dificuldades que virão, uma vez que a pandemia cessar?

É claro que a economia já está impactada e passaremos por um período muito difícil, mas esse período que estamos vivendo traz ensinamentos importantes, e mudanças deverão ocorrer nas organizações.

Os especialistas elencaram ensinamentos, dicas e mudanças importantes que ocorrerão após a pandemia. Confira.

  • Mudança na visão dos canais digitais. Agora são vistos como importante meio de divulgação, de comunicação, ou como fonte de renda;
  •  O estreitamento das relações mudou. As emissoras já possuem presença digital, mas algumas ainda não conseguem monetizar seus espaços digitais como deveriam. Elas precisam ver, finalmente, esses ambientes como aliados;
  • Mudanças em processos tradicionais. Novas habilidades desenvolvidas, equipes multidisciplinares, produção de conteúdo e ações comerciais farão o uso de ferramentas digitais para acelerar processos, análise de dados digitais para tomada de decisão;
  • Adaptação. As empresas precisam se adaptar ao que está acontecendo;
  • Trabalhe a exclusividade, e a reciprocidade. Quanto mais conteúdo é ofertado, quando mais você se posiciona e auxilias as pessoas cria-se uma “divida de gratidão”. Quando tudo normalizar as pessoas terão você como “Top of Mind”. Sua empresa será a primeira opção na cabeça do cliente, desde que seja feito um bom trabalho de conteúdo;
  • Trabalhe todo dia como se fosse Black Friday. Qualquer receita é interessante;
  • Seja constante. O poder da constância na cultura digital é muito forte;
  • Simples é mais.