Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Emissoras reforçam práticas sustentáveis por meio de certificação

Por Comunicação. Publicado em 18/11/2021 às 15:23.

Os selos comprovam que as rádios estão mais conscientes do seu papel como agente de transformação. Isso impacta diretamente na visão que ouvintes e mercado têm das emissoras, afinal, eles buscam aliar a sua audiência e a sua marca às empresas com práticas sustentáveis e sociais

Por Fernanda Nardo


Emissoras do Estado do Paraná buscam por meio de certificação demonstrar que estão comprometidas com práticas sustentáveis e de gestão. Com isso, elas reforçam o seu papel na sociedade e provam que estão alinhadas com os anseios atuais, tanto de forma social quanto ambiental. Entre os exemplos de boas práticas reconhecidas estão o Grupo Maringá de Comunicação (GMC), que recebeu selos da Certificação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); e Grupo Verde Vale de Comunicação, certificado como uma empresa Great Place To Work, avaliada como um bom ambiente de trabalho.

Por um mundo melhor – Ciente da importância do engajamento de empresas para que os ODS sejam atingidos até 2030, o Grupo Maringá de Comunicação buscou treinamento para entender como os projetos do grupo estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Depois do treinamento, eles selecionaram três projetos para passar por auditoria e obter a certificação do selo. Em Maringá, a certificação é promovida pelo Instituto ACIM e Sebrae.

Os projetos escolhidos foram o boletim Cidadania e Sustentabilidade, com temas sobre consumo sustentável produzido e veiculado pela CBN Maringá (ODS 12); Passeio Ciclístico da Maringá FM, na promoção de saúde e bem-estar (ODS 3); e produção de energia limpa, com a usina fotovoltaica do GMC que abastece os transmissores das três rádios do grupo (ODS 7). Os três projetos foram aprovados alcançando quase a nota máxima.

Segundo o CEO do GMC e diretor institucional da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), Alexandre Barros, muitos dos projetos realizados ao longo dos anos pelos veículos do GMC já se enquadram em um dos 17 ODS.  A partir disso, foi feito o alinhamento de alguns projetos para estar de acordo com os ODS. Para Barros, empresas e marcas precisam estar conscientes do seu papel na sociedade como agente de transformação.

“Essas ações representam a sustentabilidade da vida humana. Receber os selos ODS significa que o GMC está dando a sua contribuição. Esperamos que essa premiação sirva de inspiração para que outras emissoras também busquem os selos ODS, para que os nossos projetos contribuam cada vez mais para o desenvolvimento sustentável e para reforçar a nossa atuação perante o mercado e os ouvintes”, destaca.

De acordo com a diretora de conteúdo do GMC, Jany Lima, o grupo sempre teve tradição em realizar eventos com esse foco, principalmente na área social. “Agora, queremos trabalhar esses objetivos sustentáveis não só com a audiência, mas também com os colaboradores e até inspirar outras marcas, em especial no setor de rádios, para que sigam essa iniciativa”.

Certificação Selo ODS – Com a proposta de certificar empresas comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Certificação Selo ODS inclui treinamento para as empresas inscritas, auditoria para os projetos, além de premiação (troféus) e entrega de selos. Confira os 17 ODS, Aqui.

Boas práticas organizacionais e valorização da equipe

O Grupo Verde Vale de Comunicação recebeu o certificado Great Place To Work, ou seja, uma empresa avaliada como um bom ambiente de trabalho. Para o gerente executivo do grupo, Andrews Roberson Batista, essa é a certificação que faltava para atestar a boa cultura organizacional e a valorização da equipe.

Ele explica que as práticas foram implantadas em diferentes setores, pensando num resultado em longo prazo. Eles fizeram ações pontuais, buscando a constante melhoria de processos internos, de equipamentos, de ações voltadas ao sucesso do cliente, e isso, segundo ele, refletiu diretamente na motivação das equipes. Além disso, o grupo sempre buscou incentivar os funcionários a participarem das decisões importantes, além de comemorar cada conquista como parte do esforço do grupo.

“Enxergamos nisso a confiança que temos com o nosso time de profissionais, que são o combustível que nos faz sermos melhores a cada dia. Somos um grupo de empresas resilientes e que sempre olhou para as pessoas como o nosso principal compromisso nesta jornada”, afirma.

Segundo Batista, o certificado busca inspirar não apenas os funcionários do grupo, mas também as outras emissoras. Para ele, é um privilégio estar no rol de melhores empresas para se trabalhar, é um certificado que comprova a importância do comprometimento com as pessoas.

“Com certeza vai agregar muito valor para nós e para o mercado de comunicação como um todo. O resultado nós vemos lá na ponta: clientes satisfeitos com o valor que entregamos por meio de uma equipe extraordinária e um ambiente diferenciado para se trabalhar. Melhores pessoas fazem melhores lugares para se trabalhar também no setor de rádio”, afirma.