Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Enquanto a Noruega desliga o FM analógico, Apple pode liberar a recepção de rádio no iPhone

Por Comunicação. Publicado em 22/04/2015 às 00:00. Atualizado em 07/07/2018 às 17:45.

País europeu deve iniciar processo de desligamento em 2017

O portal de notícias G1 publicou uma matéria nesta segunda-feira (20) informando que a Noruega pretende desligar a frequência de rádio FM no país a partir de 2017, segundo comunicado do Ministério da Cultura, tornando-se o primeiro país a tomar a iniciativa. O objetivo é mudar a tecnologia de transmissão para Digital Audio Broadcasting (DAB). Enquanto isso, outra notícia também publicada nesta segunda, informa que a Associação Nacional de Radiodifusão dos Estados Unidos (NAB) quer que a Apple inclua o receptor de FM em seus aparelhos iPhone.

O pretenso desligamento do espectro de FM na Noruega quer seguir alguns modelos que são adotados em outros países, como a Austrália. No lugar, a intenção do Ministério da Cultura norueguês é implantar o sistema Digital Audio Broadcasting (DAB). “Essa situação é uma balão de ensaio que o governo norueguês quem implantar. O DAB é utilizado na Austrália e em alguns países da Europa. Porém, o custo disso para o ouvinte será maior”, comentou o engenheiro Eduardo Cappia, líder do Comitê Técnico da Aesp e diretor da EMC Telecomunicações, que foi consultado sobre o assunto pela redação do Tudo Rádio.

Segundo a matéria do G1, outros países na Europa e no Sudeste Asiático também estão considerando a possibilidade de mudar seu sistema de transmissão, como a Noruega, mas nenhum confirmou ainda se um dia adotará a nova tecnologia. “Os ouvintes terão acesso a conteúdo de rádio mais diversificada e pluralista e poderão desfrutar de melhor qualidade de som e novas funcionalidades”, disse o ministro da Cultura Thorhild Widvey, em um comunicado.

Para a recepção do sistema DAB é feito por um aparelho diferente do rádio convencional. “É um outro sistema de recepção, um receptor especial. O DAB é o sucessor do sistema Eureka, que tentaram implantar no Canadá e que não deu certo”, ressaltou Cappia.

Enquanto isso, nos Estados Unidos há uma tendência de ampliar o dial atual FM, conforme será realizado no Brasil. Diversas empresas estão lançando transmissores, utilizando o sistema analógico e também o sistema digital, mas no atual espectro de FM. A tendência é de que outros países, inclusive europeus, continuem priorizando a presença do FM no formato que é utilizado hoje.

NAB pede à Apple a implantação de receptores de FM no iPhone

Enquanto a Noruega pensa em desligar o espectro FM, nos Estados Unidos a tendência é valorizar a faixa. Para isso, a Associação Nacional de Radiodifusão (National Association of Broadcasters – NAB) pediu à Apple que a empresa insira o sistema de recepção do sinal de FM nos aparelhos iPhone, segundo notícia veiculada pelo BlogdoiPhone.com.br, além de tópicos abordados durante a NAB Show 2015. O sistema é adotado em vários aparelhos, principalmente nos que utilizam a plataforma Android, que contam inclusive com a tecnologia RDS.

No Brasil a Abert fez uma intensa campanha publicitária para que os ouvintes comprem aparelhos celulares com o receptor de FM instalado. A campanha contou com grande adesão das rádios, que rodaram spots produzidos para a campanha. Segundo a própria entidade há conversa para que a Apple também adote a recepção FM nos celulares comercializados no Brasil.

Fonte: Portal Tudo Rádio.