Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Entrevista exclusiva: Pat Bryson traz dicas e fala da radiodifusão nesse momento de turbulência

Por Comunicação. Publicado em 09/04/2020 às 11:27.

Pat Bryson, proprietária da Bryson Broadcasting International – uma empresa de consultoria em vendas que trabalha com estações de rádio em todo o mundo –, concedeu uma entrevista exclusiva para o portal da Aerp. Com mais de 30 anos de experiência na radiodifusão, Pat destacou a força do digital no rádio. “As emissoras precisam  integrar rádio e o digital. É uma combinação poderosa”.

Durante a entrevista Pat falou sobre a importância do rádio para as empresas superarem a crise. Confira.

Aerp – As emissoras estão encontrando maneiras de vender estratégias digitais e integrá-las ao seu sistema de vendas. Como fazer isso neste momento de crise?

Pat Bryson – Nestes tempos de crise é determinante que a informação circule das rádios para os ouvintes e das empresas para os potenciais consumidores. Se as estratégias digitais podem ser vendidas agora vai depender do nível de avanço das estratégias, antes do início da crise. Algumas emissoras já estavam atuando com uma linha completa de produtos digitais, cuidando do posicionamento de seus clientes nas mídias sociais, criando e gerenciando vídeos. Agora, se a emissora tinha um site ruim, provavelmente ele não conseguirá ajustar rapidamente e resolver este problema em poucas semanas.

Esta crise certamente apontou a necessidade de todas as empresas operarem em dois “universos” diferentes, o universo físico e o virtual. As que não estavam totalmente adaptadas ao universo virtual viram isso claramente. As empresas que estão fora do virtual são ótimas prospects para as emissoras e rádio.

Aerp – Como os proprietários de rádios podem preservar e fortalecer seu relacionamento com os anunciantes?

Pat Bryson – As estações de rádio, aqui nos Estados Unidos, têm auxiliado bastante seus anunciantes durante este momento de crise. Algumas oferecem o dobro de inserções sem custo adicional, outras estão “cancelando” o pagamento por dois ou três meses enquanto continuam com as inserções dos anunciantes. Outras instalaram linhas telefônicas especiais onde os anunciantes podem ligar e mandar mensagens para seus clientes. Quase todas as emissoras estabeleceram uma lista em seus sites para restaurantes que oferecem entrega no balcão ou entrega em casa, para informar as alterações no horário de funcionamento ou informando o fechamento. Estes serviços são feitos sem custo para o anunciante.

Aerp – Quais as categorias ou negócios que, em sua opinião, estarão em alta após a crise?

Pat Bryson – Imagino que teremos um grande crescimento dos negócios físicos. Embora esta crise tenha demandado as compras via internet (virtuais), poderá existir uma demanda muito grande de consumidores querendo sair de suas casas para interagir com as pessoas, é claro que isso vai depender do quanto as pessoas vão se sentir seguras para ir as lojas. Destaco também o enorme senso de comunidade. Ele cresceu nos Estados Unidos e na Austrália e, provavelmente, no Brasil também. As pessoas estão dando todo apoio ao negócio local e acredito que isso irá perdurar, mesmo após a crise.

A maioria dos varejistas precisa existir hoje, como já disse, no mundo físico e virtual. Essa crise mostrou para muitas empresas que elas não estão prontas para esta competição. Isso dará às emissoras de rádio, que vendem uma linha completa de produtos digitais, a oportunidade de vender mais para estes clientes. As emissoras precisam estar prontas para ajudar as empresas a ganhar espaço no digital.

Aerp – Que dicas você poderia dar aos proprietários de rádios para enfrentarem a crise?

Pat Bryson  – Acredito que a pandemia e a interrupção resultante dos negócios ocorrerão em duas partes: independentemente de os países ficarem trancados por várias semanas ou meses, precisam ajudar os clientes a superar esses primeiros tempos difíceis e a se adaptar às novas maneiras de fazer negócios, para atender às necessidades de seus clientes.

A segunda parte é após a passagem da pandemia. Precisamos preparar as equipes e anunciantes para aproveitarem a demanda que voltará a crescer após o final das restrições. Resta ver que tipo de recuperação teremos, seja uma recuperação em forma de V ou mais alongada. Mas, a recuperação virá.

Existem muitos estudos realizados em tempos de interrupção econômica que chegam às seguintes conclusões:

  • As empresas que continuam a anunciar durante períodos de recessão veem dois resultados: eles enfrentam melhor a crise econômica do que as empresas que não anunciam;
  • Suas receitas voltam a crescer mais rapidamente do que as empresas que ficam em silêncio;
  • Precisamos compartilhar esta mensagem com nossos anunciantes. Sei que é uma mensagem difícil de transmitir e ouvir, mas as estatísticas confirmam;
  • É preciso reforçar para seus clientes “Continuem anunciando. Você ganhará participação de mercado. Você terá uma maior clareza na sua mensagem. Seu negócio será beneficiado”.