Faixa estendida é tema central das reuniões
Dando sequência nas reuniões realizadas no começo do mês, na capital federal, nesta semana, o diretor técnico da Aerp e do Sert-PR, Roberto Lang e o engenheiro das duas entidades, Elias Agustinho estão reunidos em Brasília com o diretor de rádio da Abert, André Cintra. O objetivo do encontro é identificar quais canais na faixa convencional estão disponíveis para oferecer opções para a Anatel, que viabilizem a migração das emissoras AM para FM. “Estamos elaborando um documento para ser apresentado à Anatel e Ministério das Comunicações na próxima semana”, contou Robert Lang.
Nesta quinta-feira, acontecerá também uma videoconferência com a equipe técnica da Anatel para apresentação de algumas considerações a respeito da consulta pública da canalização da faixa estendida.
As pesquisas que estão sendo realizadas são de grande importância, afinal no Paraná, na Consulta Pública nº 70 de 26/10, inclui 33 canais na faixa estendida e 13 na faixa atual. Além disto, existe ainda um grande número de canais contemplados na consulta que ainda dependem de coordenação no MERCOSUL, já que estão situadas em regiões fronteiriças. E os vizinhos Paraguai, Argentina e Uruguai ainda não definiram os canais cinco e seis em seu território.