Um ambiente organizado e pensado para a execução de um trabalho específico traz benefícios que vão além da estética e do padrão. Contar com equipamentos reguláveis e que ajudam os colaboradores a terem uma opção ergonômica correta pode contribuir também para o aumento da produtividade no trabalho.
Por Marinna Protasiewytch
Joyce Vidal é fisioterapeuta intesivista e destaca que o ambiente de trabalho tem relação direta com doenças que podem afetar o rendimento do colaborador. “A ergonomia visa uma interação entre o ambiente de trabalho e o trabalhador, a fim de minimizar o estresse, diminuindo o desconforto postural”, explica Joyce.
Segundo Fernando Haluch, fisioterapeuta da Paraná Clínicas, uma avaliação ergonômica do espaço de trabalho é o primeiro passo para poder entender se aquele ambiente precisa de ajustes. “Um profissional da área deve ir até o local de trabalho, fazer uma inspeção, ver o ambiente físico, os fatores internos e externos que podem interferir no trabalho. Observar luminosidade, ventilação, ruídos, equipamentos, se aparelhos, mesas, cadeiras e microfones são reguláveis ou podem ser adaptados a altura de cada um. Toda essa organização espacial deve melhorar o desempenho laboral e preventivo dos trabalhadores”, exemplifica.
Hábitos que podem ser prejudiciais
“Práticas comuns que podem prejudicar a boa postura são aquelas que exigem da biomecânica do individuo. Ou seja, a articulação fora da posição neutra, como uma coluna curvada ou um punho em desvio”, afirma Joyce Vidal. Portanto, evitar movimentos que exigem uma compensação do corpo, seja postural ou até mesmo ocular, no caso de iluminação inadequada pode contribuir para uma melhora na ergonomia do trabalhador.
Para Fernando Haluch, os principais problemas gerados são as dores. “A dor é o problema mais imediato, mas existem também o encurtamento da musculatura, tanto de membros inferiores quanto superiores, retração articular, fraqueza de um determinado grupo muscular (normalmente lombares e abdominais), dores de cabeça e cefaléias, desvios posturais, tensões musculares, dores cervicais. Todos estes problemas acabam sendo uma consequência de uma má postura no trabalho”, explica Fernando.
A fisioterapeuta intensivista, Joyce Vidal destaca que “sempre que o trabalhador tenha que elevar os braços acima da linha do ombro, curvar a coluna para frente, para trás ou para os lados, o posto de trabalho deve ser repensado para uma biomecânica mais adequada”.
Dicas de ergonomia no rádio
Os especialistas garantem que expor o colaborador a um ambiente de trabalho pensado ergonomicamente para todos diminui os índices de afastamento devido a pode doenças e lesões envolvendo a má postura. Sendo assim, eles listaram algumas dicas de como o ambiente de rádio pode ser favorável para todos ergonomicamente. Confira!
- Microfones, cadeiras e mesas reguláveis;
- Apoio de punho;
- Monitores com altura regulável;
- Apoio de pés;
- Boa ventilação dos espaços;
- Ambientes bem iluminados;
- Pausas estratégicas durante o trabalho;
- Adotar programas de ginástica laboral;
- Realizar audiometria constante e evitar fones de ouvido com som alto.