Profissionais do setor apostam na melhora do mercado publicitário, neste segundo semestre. Saiba como se preparar para essa retomada nos negócios!
Por Fernanda Nardo.
O setor de radiodifusão está otimista com o andamento da vacinação, a reabertura de comércio e serviços, e os sinais de normalização das atividades. Para entender sobre esse novo cenário, a Aerp conversou com profissionais especializados em ações comerciais de rádio sobre a situação atual, as perspectivas comerciais para o segundo semestre e como as emissoras podem se preparar e aproveitar essa retomada.
O diretor comercial da Rede Mix de Rádio, Acácio Luiz Costa, conta que está otimista e com um pipeline bastante positivo para o segundo semestre, que demonstra uma retomada dos investimentos do setor publicitário. Para ele, é fundamental que os profissionais da área comercial estejam abertos para ouvir e entender as expectativas do mercado anunciante, conhecendo com profundidade o negócio do cliente.
“É necessário ter sensibilidade e preparo para construir projetos na mesma direção dos interesses do anunciante, de forma exclusiva. Não podemos excluir que esta mudança de ótica passa por uma melhor qualificação e treinamento da equipe de executivos com o foco para entregas de solução de comunicação para o anunciante, seja on ou off”, afirma.
Para ele, a evolução da vacinação, somada a uma série de ações de relacionamento e projetos bastante diferenciados da emissora, estão sendo essenciais para as boas perspectivas em relação ao mercado nos próximos meses.
Inovação e criatividade para ampliar os negócios
O diretor comercial da Transcontinental, Vitor Brasil, destaca que as rádios começam a perceber um clima de otimismo em conversas com os clientes, mas que essa melhora nas ações comerciais ainda não se transformou em realidade.
“O momento é realmente de expectativa e esperança, mas ainda não se tornou um fato consumado em relação aos negócios. Os nossos parceiros comerciais estão se programando para retomar os investimentos. Porém, particularmente acredito que eles devem aguardar a grande maioria da população ser vacinada, e postergar os investimentos maiores para as vendas de fim de ano”, relata.
Mesmo assim, o diretor acredita que a melhor opção no momento é inovar sempre. Seja em estética artística, novos apresentadores e locutores, novos programas e até uma nova linguagem. Para ele, para manter seus clientes e fechar com novos também é fundamental ter um atendimento de qualidade e investir em projetos criativos.
“O grande diferencial é a soma de vários itens, como uma boa entrega, projeto diferenciado e um custo-benefício mais atraente do que nunca para o cliente. O famoso vetor “impactos” que tanto falamos em pesquisas de audiência de rádio”, afirma.