Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Final de Ano – Hora de analisar 2019 e se preparar para 2020

Por Comunicação. Publicado em 11/12/2019 às 10:31.

O consultor em radiodifusão e ex-presidente da Aerp, Márcio Villela, preparou um artigo sobre a importância do balanço de final de ano. A partir dele, a empresa toma conhecimento de qual é o seu status atual. Mais do que somente descobrir se obteve lucro ou prejuízo, as emissoras detectam o estado do seu patrimônio, o que é fundamental para o próximo período. Confira.

Muitos não terão saudades de 2019, outros comemoram uma nova fase na política nacional e a maioria quer saber se o Natal será gordo e já desejando que 2020 seja muito melhor.

                No caso de nossas emissoras já é possível conhecer o desempenho do ano: com um bom sistema financeiro é só realizar o fechamento mensal até outubro do realizado e o fluxo de caixa novembro/dezembro.

                Com esses relatórios em mãos é possível analisar:

                . Faturamento por Programa;

                . Faturamento por Ação Promocional e Eventos;

                . Faixa Horária semanal com maior ocupação;

                . Ranking de Agências de Publicidade e Contatos Comerciais;

                . Ranking de Clientes;

. Ranking por Segmento de Mercado;

                . Inadimplência por Cliente;

                . Taxa de Inadimplência;

                . Comparativo de Receita de Ano: 2019 x 2018.

A partir das informações levantadas acima o Gestor tem uma visão clara do desempenho anual, e ainda pode:

. Analisar qual Programa, Ação Comercial e Evento está gerando bons resultados e com isso investir ainda mais na sua produção e valorização junto ao ouvinte;

. Analisar o desempenho de sua Equipe Comercial e, se for o caso, promover mudanças;

. Analisar o resultado por Agência de Publicidade e estabelecer políticas de relacionamento;

. Analisar a Grade de Programação buscando homogeneização da taxa de ocupação;

. Avaliar crescimento (ou não) em relação ao ano anterior;

. Identificar qual é sua Taxa de Inadimplência média, um indicador importante para o planejamento estratégico do próximo ano.

Da mesma forma que foram gerados e analisados os relatórios referentes as receitas, importante também analisar as despesas:

. Custos por Programa, Ações Promocionais e Eventos;

. Custos por Departamento;

. Ranking de Histórico Contábil;

. Ranking de Fornecedores;

. Distribuição das despesas por Custos Fixos e Variáveis, Investimentos, Empréstimos e Promoção.

                Com as informações acima é possível:

                . Analisar o resultado econômico por Programa, Ação Promocional e Eventos;

                . Analisar os custos por Departamento e estabelecer novas metas e limites, principalmente em RH;

                . Analisar o quadro geral de despesas e identificar onde é possível redução ou uma alternativa inovadora de diminuição de valores gastos (Exemplo: avaliar o investimento em energia solar, considerando que a expectativa do valor da energia elétrica é de alta);

                . Analisar os Fornecedores que demandam maior investimento / gastos e buscar estreitar o relacionamento e ter ganhos pela fidelização e adimplência;

                . Analisar a representatividade de seu Custo Fixo e de Empréstimos no quadro geral de despesas.

                Ainda, com as avaliações financeiras e econômicas apuradas, naturalmente o próximo passo será:

                . Elaborar o Orçamento 2020, considerando as projeções de reajustes de cada despesa e expectativas de faturamento com novos produtos;

                . Precificar o custo e o valor de venda de uma inserção de 30 segundos.

                Durante o ano, produzimos vários vídeos abordando temas relacionados a Gestão de Emissoras de Rádio. Abaixo, indicamos aqueles que podem ser úteis neste momento de análise e de planejamento para 2020:

                Café com Rádio – Episódio 4 (link: http://youtu.be/xDQz_u62d8A)

                Tema: “Gestão Financeira”

                Café com Rádio – Episódio 6 (link: http://bit.ly/CafeComRadio06)

                Tema: “Como calcular o valor de custo e de venda de uma inserção de 30”

                Esperamos que ao longo do ano tenhamos contribuído – através de nossos textos, vídeos e palestras – para aplicação das boas práticas de gestão e de planejamento estratégico em nossas emissoras

Continuamos à disposição da Radiodifusão e que venha 2020 com bons desafios e grandes realizações para todos!

Contem sempre conosco.

Atenciosamente

Márcio Villela