O consultor em radiodifusão e ex-presidente da Aerp, Márcio Villela, preparou um artigo sobre a importância do balanço de final de ano. A partir dele, a empresa toma conhecimento de qual é o seu status atual. Mais do que somente descobrir se obteve lucro ou prejuízo, as emissoras detectam o estado do seu patrimônio, o que é fundamental para o próximo período. Confira.
Muitos não terão saudades de 2019, outros comemoram uma nova fase na política nacional e a maioria quer saber se o Natal será gordo e já desejando que 2020 seja muito melhor.
No caso de nossas emissoras já é possível conhecer o desempenho do ano: com um bom sistema financeiro é só realizar o fechamento mensal até outubro do realizado e o fluxo de caixa novembro/dezembro.
Com esses relatórios em mãos é possível analisar:
. Faturamento por Programa;
. Faturamento por Ação Promocional e Eventos;
. Faixa Horária semanal com maior ocupação;
. Ranking de Agências de Publicidade e Contatos Comerciais;
. Ranking de Clientes;
. Ranking por Segmento de Mercado;
. Inadimplência por Cliente;
. Taxa de Inadimplência;
. Comparativo de Receita de Ano: 2019 x 2018.
A partir das informações levantadas acima o Gestor tem uma visão clara do desempenho anual, e ainda pode:
. Analisar qual Programa, Ação Comercial e Evento está gerando bons resultados e com isso investir ainda mais na sua produção e valorização junto ao ouvinte;
. Analisar o desempenho de sua Equipe Comercial e, se for o caso, promover mudanças;
. Analisar o resultado por Agência de Publicidade e estabelecer políticas de relacionamento;
. Analisar a Grade de Programação buscando homogeneização da taxa de ocupação;
. Avaliar crescimento (ou não) em relação ao ano anterior;
. Identificar qual é sua Taxa de Inadimplência média, um indicador importante para o planejamento estratégico do próximo ano.
Da mesma forma que foram gerados e analisados os relatórios referentes as receitas, importante também analisar as despesas:
. Custos por Programa, Ações Promocionais e Eventos;
. Custos por Departamento;
. Ranking de Histórico Contábil;
. Ranking de Fornecedores;
. Distribuição das despesas por Custos Fixos e Variáveis, Investimentos, Empréstimos e Promoção.
Com as informações acima é possível:
. Analisar o resultado econômico por Programa, Ação Promocional e Eventos;
. Analisar os custos por Departamento e estabelecer novas metas e limites, principalmente em RH;
. Analisar o quadro geral de despesas e identificar onde é possível redução ou uma alternativa inovadora de diminuição de valores gastos (Exemplo: avaliar o investimento em energia solar, considerando que a expectativa do valor da energia elétrica é de alta);
. Analisar os Fornecedores que demandam maior investimento / gastos e buscar estreitar o relacionamento e ter ganhos pela fidelização e adimplência;
. Analisar a representatividade de seu Custo Fixo e de Empréstimos no quadro geral de despesas.
Ainda, com as avaliações financeiras e econômicas apuradas, naturalmente o próximo passo será:
. Elaborar o Orçamento 2020, considerando as projeções de reajustes de cada despesa e expectativas de faturamento com novos produtos;
. Precificar o custo e o valor de venda de uma inserção de 30 segundos.
Durante o ano, produzimos vários vídeos abordando temas relacionados a Gestão de Emissoras de Rádio. Abaixo, indicamos aqueles que podem ser úteis neste momento de análise e de planejamento para 2020:
Café com Rádio – Episódio 4 (link: http://youtu.be/xDQz_u62d8A)
Tema: “Gestão Financeira”
Café com Rádio – Episódio 6 (link: http://bit.ly/CafeComRadio06)
Tema: “Como
calcular o valor de custo e de venda de uma inserção de 30”
Esperamos
que ao longo do ano tenhamos contribuído – através de nossos textos, vídeos e
palestras – para aplicação das boas práticas de gestão e de planejamento estratégico
em nossas emissoras
Continuamos à disposição da Radiodifusão e que venha 2020 com bons desafios e grandes realizações para todos!
Contem sempre conosco.
Atenciosamente
Márcio Villela