Por Marinna Protasiewytch
Com o início da pandemia e as restrições pela imposição do isolamento social, o home office, que antes era uma modalidade pouco adotada por empresas, se tornou um recurso para manter o funcionamento das corporações. Inclusive, rádios acabaram adotando este modelo, levando funcionários administrativos e até locutores para o trabalho em casa.
Só que é necessário entender que mesmo fora do espaço da empresa, mas dentro do horário de trabalho, o colaborador precisa ter uma postura profissional. Para Marcelo Melek, professor de direito do trabalho da Universidade Positivo é preciso ter cautela e cumprir com o que é programado para não gerar um atrito entre empregado e empregador. “Muitas vezes existem situações em que o empregado não consegue organizar bem o tempo, não sabe utilizar a flexibilidade e a liberdade de trabalho, e às vezes deixa de entregar tarefas e cumprir prazos. Isso acaba provocando algumas distorções nesta modalidade de trabalho” explica Melek.
Dicas para não errar no home office
Segundo o professor de direito do trabalho, existem formas básicas e práticas para não errar na hora de aceitar e começar a trabalhar em regime de home office. “Observar todas as regras que a empresa põe para o colaborador, observar o contrato de trabalho, o que é estipulado, o que é exigido do funcionário”, salienta. Abaixo selecionamos algumas dicas que podem ajudar a manter as boas práticas para o teletrabalho:
– Acordar como funcionará a carga horária de trabalho;
– Definir as metas, tarefas e produção que deverá ser entregue;
– Cuidar da saúde e ergonomia, não trabalhar da cama, por exemplo;
– Utilizar roupas adequadas;
– Respeitar as diretrizes da empresa e relacionamento com terceiros;
– Manter uma postura profissional, mesmo estando em casa.
Advertências, punições e demissões
Mesmo estando fora dos domínios físicos da empresa o colaborador continua fazendo parte do quadro de funcionários da organização, logo continua sendo necessário que ele siga as regras da instituição. “É claro que a aplicação de uma penalidade precisa ser feita com muita cautela, por parte da empresa. Antes de aplicar a penalidade, estabelecer regras, conversar, dialogar, explicar e treinar o empregado” explica Melek.