Você sabe o que é persona? Saiba como definir e como este recurso pode te ajudar a vender sua rádio.
Por Fernanda Nardo.
Quando se coloca no mercado um serviço ou produto é fundamental conhecer seus potenciais clientes e quais são os canais de comunicação com eles. Seja no rádio pelo dial ou streaming, definir uma persona é uma forma mais aprofundada de estudar o perfil do público, considerando aspectos comportamentais e motivadores. Essa definição é importante tanto para colocar os esforços no público interessado no que a rádio tem a oferecer quanto para reduzir custos no processo de comunicação.
De acordo com a diretora-executiva da Advb/PR e especialista em marketing, Gislayne Muraro, a persona foca em aspectos mais íntimos relacionados aos gostos e hábitos dos ouvintes, antigamente isso era feito com base em classe econômica, gênero e faixa etária.
“Quando vou segmentar, preciso entender mais do que isso, conhecer de forma mais profunda os aspectos comportamentais e motivadores do meu público, as principais dificuldades, onde ele busca as resoluções de problemas por meio da rádio, suas aspirações, dificuldades e suas angústias”, diz.
Para ela, apenas focar em aspectos frios, como faixa etária, gênero, classe social, é muito relativo, afinal, dentro dessas classificações existem pessoas de diversos perfis e comportamentos. “As pessoas não são, elas estão. Eu posso ser uma mulher da classe C, mas se sou mãe e estou estudando, sou uma mulher completamente diferente da minha classe social ou faixa etária, por exemplo”, diz.
Segundo Gislayne, a informação sobre a persona é fundamental para a emissora construir o perfil do seu público, pensar em ajustes na grade de programação, no lançamento de novos programas e em promoções.
“Não é possível ter êxito se a emissora não souber o que as pessoas pensam e o que elas sonham. Quando olhamos só as tabelas fica mais difícil, mas se transformamos isso em personagens, fica mais fácil de visualizar e imaginar como é essa pessoa, que tipo de coisa ela gostaria que você fizesse ou não, que tipo de argumento funcionaria para ela comprar de você”, explica.
Definir a persona também é essencial para gerar receita para a rádio, por meio da venda de mídia para as agências e os anunciantes. “Quando você vai até um profissional de marketing para vender sua rádio, já entendendo as principais dificuldades que ele tem como profissional, o problema que ele precisa resolver, seus desafios, os fatores motivadores daquela empresa ou pessoa, é mais fácil chegar com argumentos de venda que façam sentido”, afirma a especialista.
Trabalho e muita pesquisa
Definir uma persona requer trabalho e muita pesquisa. Afinal, quanto mais a emissora conhecer o seu público, mais chances têm de ser objetiva e certeira. Gislayne explica que existem diversas estratégias que podem ajudar na hora de definir a persona: por meio de pesquisas qualitativas, grupos, entrevistas, e também através da etnografia digital, que seria basicamente analisar a rede social do seu público.
“Olhando o perfil da rede social das pessoas é possível entender muito o comportamento que elas têm ou a imagem que querem passar, suas preferências, valores e gostos. Essa é uma forma acessível para entender um pouco mais do público da emissora”, destaca a especialista.
Gislayne ressalta que a construção da persona, voltada especificamente para o setor de radiodifusão, será abordada no curso de “Marketing para Rádios”, oferecido pela Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) em parceria com a Advb/PR (Associação dos dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná).
“Iremos falar no curso sobre a importância das pesquisas, como pode ser feita de forma acessível pelos radiodifusores e iremos abordar a criação da persona de maneira mais profunda”, diz a especialista.
Os cursos, que serão realizados pela plataforma Zoom, terão vagas limitadas a 30 participantes. As vagas são destinadas às emissoras associadas da Aerp. Em breve serão enviadas comunicações a respeito.
Confira os detalhes do curso.
13, 14 e 15 de julho das 15 às 18 horas
Marketing para Rádios
Módulo focado no desenvolvimento de marca e processo de branding. Entre os temas abordados estão: aplicação de branding para veículos de comunicação, a promoção como ferramenta de engajamento, e fortalecimento de marca e produto comercial.
Será ministrado pelos professores: Fernando Morgado e Gislayne Muraro.