Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

MANIFESTO PELA RAZÃO E PELO RESPEITO À IMPRENSA

Por Comunicação. Publicado em 12/01/2023 às 19:15.


A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) repudia veementemente os atos criminosos ocorridos em Brasília no trágico domingo, 08 de janeiro de 2023.

Da mesma forma, rechaça qualquer ato de vandalismo e/ou manifestações que por meio da força e do caos, cerceiem os direitos individuais de qualquer brasileiro.

O ordenamento constitucional deve ser respeitado, garantindo o funcionamento do estado de maneira satisfatória ao cidadão, provendo serviços e dignificando a vida em sociedade.

Insatisfação e descontentamento devem ser inseridos na discussão pública por meio de manifestações pacíficas, do Congresso Nacional e entidades civis. Conforme a Carta Magna em vigor, cabe aos deputados e senadores discutirem e apresentarem soluções às demandas do povo, enquanto representantes legitimamente eleitos; e ao Estado, a gestão dos bens e serviços públicos em benefício dos cidadãos, e não como um fim em si próprio.

A imprensa tem papel indispensável no tecido democrático, já que é responsável por garantir a divulgação de informações e o diálogo entre todos os agentes públicos, a sociedade civil organizada e a população em geral. Sendo assim, com absoluto respeito à Constituição e ao devido processo legal; devem ser identificados e punidos aqueles que agrediram, atacaram, destruíram equipamentos e atrapalharam de qualquer forma os jornalistas, comunicadores e emissoras durante o exercício de seu trabalho na cobertura dos acontecimentos relatados, cumprindo seu papel social de bem informar à população.

A Aerp reafirma seu compromisso com a condução democrática do país, de forma a garantir o pleno funcionamento do Estado brasileiro, assegurando a todas as pessoas o direito ao bem-estar social, à liberdade e à informação.