Acontece em julho, o curso de “marketing para rádio” elaborado pela Aerp em parceria com a Advb/PR. Uma proposta de novos olhares para o fortalecimento de marca, construção de produtos e relacionamentos.
Por Fernanda Nardo.
No marketing existem ferramentas básicas aplicáveis para todos os segmentos, tamanhos de empresas e linhas de produto. No entanto, para que as estratégias sejam efetivas para o meio rádio, é preciso pensar nas especificidades do setor. Por isso, o curso de marketing para rádios, que será oferecido pela Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) em parceria com a Advb/PR (Associação dos dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná), se empenhou em apresentar soluções voltadas à realidade dos radiodifusores.
Entre os temas abordados no curso estará a importância da construção de uma marca forte, que transmita a identidade da emissora. De acordo com a diretora executiva da Advb/PR, Gislayne Muraro, a marca é aquilo que faz com que a pessoa escolha um produto em relação a outro, mesmo que o produto tenha a mesma característica, preço, ou esteja localizado no mesmo lugar. Ela destaca que é a marca que criará essa diferenciação.
“A marca comunica mais do que o nome ou a logomarca da emissora. Transmite os valores da empresa, fala sobre humor, espírito, e qual o tipo de sentimento que a emissora desperta em quem consome o conteúdo”, diz.
Segundo Gislayne, quando você cria uma marca forte no rádio, é possível atrelar essa marca a atributos bem claros, assim o público já sabe que tipo de atitude, música, promoção, apelo, de linguagem, esperar daquela rádio.
“Muitas marcas já tem um posicionamento claro, mas não conseguem refletir isso em um trabalho de branding. É preciso tornar nítido esse posicionamento em todos os pontos de contato com o ouvinte, não apenas na frequência do dial, mas também na web, redes sociais, nos eventos e ações. Esse é um processo de construção diária, e será desenvolvido durante o curso de marketing”, explica.
Marketing B2B – Outro tema importante que será abordado é o marketing B2B, com o objetivo construir um olhar mais apurado para pensar e desenvolver ações e formas de se relacionar que funcionem de forma mais efetiva, para se comunicar com as agências. Além do marketing voltado para o ouvinte.
“O que posso fazer para tornar meu público fiel? E como essa audiência servirá para vender para os anunciantes e agências? Como defendo melhor o meio rádio? Por isso, iremos trazer informações sobre o meio e sobre o consumo de rádio no Brasil. Trabalharemos como vender de forma efetiva para esses dois mercados: ouvinte e anunciante”, afirma Gislayne.
Os cursos, que serão realizados pela plataforma Zoom, terão vagas limitadas a 30 participantes. As vagas são destinadas às emissoras associadas da Aerp. Em breve serão enviadas comunicações a respeito.
Confira os detalhes do curso:
13, 14 e 15 de julho das 15 às 18 horas
O que você vai aprender:
- Marketing: Conceitos e suas aplicação em veículos de comunicação
- Redes sociais: espeficidades de cada uma no relacionamento com os ouvintes e os mercado
- Ferramentas de pesquisa e desenvolvimento de personas
- Branding e Posicionamento de marca para Rádio e TV
- A importância do posicionamento e das personas para estratégias de promoção e de programação
- Marketing B2B: Comunicação e relacionamento com agências e anunciantes
- Projetos comerciais: Desenvolvimento de produtos e materiais eficientes para venda
- Defesa do meio rádio: argumentos técnicos e desenvolvimento de apresentações
Perfil dos participantes:
- Responsáveis pelo marketing
- Responsáveis pelo comercial
- Diretores
Instrutores:
Gislayne Muraro – Profissional atuante há mais de 20 anos no mercado de Marketing e Comunicação, sendo os últimos 14 anos à frente da Gestão de marketing dos maiores grupos de comunicação do Paraná. Publicitária com especializações em Planejamento e Gestão de Negócios e Desenvolvimento Gerencial. Em 2019 criou a empresa “Marketing Facilitado” voltada à sensibilização e capacitação de equipes e ao planejamento e execução de estratégias de marketing. Hoje atua também como palestrante e professora de pós-graduação para a Universidade Estadual de Londrina.
Fernando Morgado – Profissional de marketing e inteligência de mercado. Professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso. Na Globo, trabalhou na área de inteligência de mercado e no planejamento estratégico das rádios. Como consultor e palestrante, já atuou para empresas como ABERT, AERP, B2W Digital, SBT e Sebrae. Possui livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo o best-seller Silvio Santos – A Trajetória do Mito. Membro da Academy of Television Arts & Sciences, entidade realizadora dos prêmios Emmy. Foi coordenador adjunto do Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Gestão da Economia Criativa e especialista em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM.