A Kantar Media divulgou nesta semana o estudo “As tendências das mídias sociais para 2018”, onde aponta as principais previsões e os rumos que as marcas e mídias devem seguir para acompanhar a evolução da tecnologia.
Uma das tendências observadas é a possibilidade de novas oportunidades a partir do crescimento de tecnologias como os assistentes inteligentes acionados pela voz (Alexa, Echo, Google Home e Facebook Aloha). Segundo o estudo, as marcas terão que desenvolver estratégias de conteúdo personalizadas, explorando esse recurso.
“Se uma marca não estiver nas plataformas de voz, ela estará literalmente em silêncio, quieta, quando um cliente quiser interagir com ela”, afirma Bret Kinsella, fundador e editor de tecnologias de voz da VoiceBot. O mesmo vale para marcas de mídia, que já estão oferecendo “notícias rápidas” em voz.
Gigantes apostam alto em conteúdos em vídeo
Criar um novo modelo de programação em vídeo que incorpore elementos da TV tradicional, streaming e serviços on-demand é o que tem buscado os grandes players como Facebook, Twitter e Snapchat, com investimentos cada vez maiores em transmissão de eventos ao vivo e parcerias para produções de conteúdos de qualidade que criem nos usuários o “hábito de assistir”.
“Embora a importância das mídias sociais esteja crescendo, a TV linear continua no centro dos hábitos de entretenimento dos consumidores digitais”, diz o estudo.
Todas essas mudanças impactam diretamente a publicidade, que vem desenvolvendo novos formatos de anúncios e buscando gerar conteúdos originais. “As marcas já se tornaram editoras, ao criar comunicação por conteúdo. No futuro, elas podem se tornar marcas de conteúdo e produzir programas de TV, séries de entretenimento ou filmes, com uma abordagem mais natural ao merchandising”, aponta a pesquisa.
O estudo também cita a criação de conteúdos em áudio como forma de diversificar os formatos de anúncios. “As marcas e a mídia estão lançando cada vez mais podcasts, uma forma de criar um novo nível de proximidade”, destaca o artigo.
Veja quais são as 10 principais previsões para as mídias sociais em 2018:
- Novas tecnologias oferecem diversas oportunidades para as marcas
- Crescimento da Inteligência Artificial
- Apostando alto na Realidade Alterada
- Redes Sociais querem montar sua programação de conteúdo em vídeo
- Publicidade em mídias sociais está inspirando novas experiências com anúncios
- Marketing de influenciadores
- Outros formatos interativos podem ganhar destaque em 2018
- Geração Z luta por privacidade
- Combate às Fake News
- Convergência de mídias sociais
Faça o download do estudo completo:
https://www.kantaribopemedia.com/as-tendencias-das-midias-sociais-para-2018/