Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mudar os hábitos pode melhorar a produtividade

Por Comunicação. Publicado em 23/04/2020 às 10:13.

A pandemia da Covid-19 mudou os hábitos dos brasileiros. Essa nova realidade impõe desafios. Como manter a produtividade em meio ao conforto do lar? Será que você consegue se concentrar nas atividades profissionais enquanto a TV está ligada ou crianças brincam ao seu redor?

A resposta está nos hábitos. Após três anos consecutivos na lista de best-sellers do New York Times, o livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, tornou-se uma das principais referências sobre o tema. Segundo o autor as pessoas mais produtivas são aquelas que desenvolvem hábitos para reduzir o ritmo e focar em prioridades. Como mudar um hábito? Charles explica que ele é construído por meio de três fatores: um gatilho, uma rotina e uma recompensa. A recompensa é o que muda o hábito de uma pessoa. As mais poderosas, que criam hábitos mais fortes, são emocionais.

Mas, como o líder pode identificar os hábitos que ajudam a acelerar a produtividade da equipe? Para Leonardo Berto, gerente sênior de recrutamento da Robert Half, o diálogo e a disponibilidade do líder para a equipe são importantes porque a partir disso, os gestores têm condições de detectar os hábitos e também os pontos sensíveis que podem aparecer durante o processo de produtividade. “A utilização de ferramentas colaborativas e plataformas online devem ser consideradas para ajudar a equipe a manter contato, e a manutenção desta conexão pode ser feita por meio de agendamento de chamadas e reuniões regulares para alinhamento de expectativas e manutenção das diretrizes”.

Charles Duhigg alerta para um grande erro que muitas empresas cometem. “Muitos líderes acham que quanto mais um funcionário está ocupado, mais produtivo ele é. Isso é um equívoco. Nosso cérebro se acostuma com a rotina que criamos, para que em dado momento façamos muitas dessas atividades no automático, sem que seja necessário parar para pensar. Por isso, realizar o maior número de tarefas novas no dia ajuda sua equipe a ser mais criativa e produtiva”.

A pausa que leva ao crescimento. Mas a disciplina e a organização são indispensáveis, reforça Leonardo. “Eles são os maiores aliados neste momento, para garantir a frequência e qualidade das entregas”.

Ainda de acordo com o gerente sênior de recrutamento da Robert Half , a falta de disciplina e organização são os hábitos que mais influenciam de forma negativa o rendimento no home office. Estar próximo ao gestor e sua equipe podem minimizar qualquer tipo de problema ou ponto sensível no rendimento. “O stress e a insegurança gerados pela instabilidade do momento também influenciam negativamente o dia a dia dos colaboradores. Pensando nisso, a proximidade entre as pessoas, das empresas e seus colaboradores é crucial nesta jornada”, explica.

Os principais hábitos para ser mais produtivo no home office

Leonardo Berto destacou que existem algumas práticas que facilitam o dia a dia:

  • Crie uma lista de tarefas de acordo com a prioridade de cada uma e responsabilize-se por cumprir cada prazo;
  • Atenha-se a um cronograma definido e cumpra os horários de trabalho (a tendência, ao fazer home office, é estender a atividade.  Evite que isso aconteça);
  • Mantenha a comunicação regular e agende reuniões virtuais sempre que possível;
  • Entenda o que seu gerente espera de você e cumpra esses objetivos;
  • Verifique se o seu computador, telefone e outros equipamentos necessários estão atualizados e protegidos por sua empresa contra ameaças à segurança. Converse com seu gerente se você não tiver o que precisa.

No caso dos colaboradores com crianças em casa, as dicas são:

  • Planeje o dia deles: você precisa se concentrar no seu trabalho, por isso, encontre maneiras de ajudar seus filhos a se divertirem. Quebra-cabeças, jogos e livros são ótimos e ajudam a evitar o tédio e, consequentemente, as interrupções;
  • Lembre-se que crianças são crianças: mesmo com todo planejamento, eles ficarão entediados, frustrados e quebrarão as regras de tempos em tempos. Quando o silêncio for crucial, explique a importância de eles não interromperem e peça que eles aguardem até que você esteja disponível;
  • Defina seu espaço de trabalho: seja um escritório, uma escrivaninha ou mesmo a mesa de jantar. Deixe claro que, quando estiver naquele espaço, estará em horário de trabalho e livre de interrupções.
  • Crie uma rotina: defina horários para o almoço, os intervalos e o horário de começar e terminar a trabalhar. Pense em uma recompensa se eles se comportarem, como verem um filme juntos ou brincarem quando o trabalho terminar.
  • Vista-se profissionalmente: não precisa ficar de terno e gravata, mas também não passe o dia de pijamas. Essa atitude mostra que você está trabalhando. Se for o caso, use fones de ouvidos e até o crachá da empresa como sinais de que não pode ser interrompido.