Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

NAB Show: Tendências e novidades para 2023

Por Jornalismo. Publicado em 25/04/2023 às 14:51.

O jornalista especializado em rádio Daniel Starck, participou do NAB Show 2023 e traz as últimas tendências e novidades nesse artigo exclusivo para a Aerp

por Daniel Starck*


O NAB Show 2023 ocorreu no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas (EUA), de 15 a 19 deste mês, revelando avanços e tendências na indústria radiofônica, com ênfase na utilização de informações e tecnologias híbridas para melhorar a experiência dos ouvintes. A inteligência artificial também foi discutida como um recurso valioso para aprimorar a distribuição de conteúdo e otimizar os processos internos das empresas do setor. O evento reuniu representantes de rádios de pequeno e médio porte, líderes da indústria e personalidades notáveis da radiodifusão brasileira. É importante mencionar que o NAB Show 2023 é um dos maiores congressos e exposições da área no mundo.

Fórum focado em rádios de pequeno e médio porte inaugura o NAB Show 2023

O NAB Show 2023 teve início com um Fórum direcionado aos mercados radiofônicos de pequeno e médio porte, abordando desafios como a digitalização das emissoras, a atração de talentos e a organização dos setores comerciais. Os debates abordaram temas relevantes, como promoções digitais, elaboração de eventos e aplicações práticas do ChatGPT, enfatizando a necessidade de adaptação às novas tecnologias. As conversas expuseram diferentes vivências entre os grupos de rádio, no que diz respeito às equipes de vendas digitais e offline, bem como o emprego de ferramentas de inteligência artificial.

Discussões sobre o futuro do rádio no Brasil e a busca pela modernização do setor no NAB Show 2023

Um evento promovido pela AESP e SET reuniu líderes da indústria e representantes do governo brasileiro para discutir a atualização da legislação e o progresso digital na área de radiodifusão. O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, salientou iniciativas recentes e futuras do governo, como a revisão das normas e a criação de um Manual para orientar os radiodifusores. Além disso, mencionou o desenvolvimento de uma metodologia de cálculo para licitações da radiodifusão e a elaboração de uma proposta visando modernizar e atualizar a legislação do setor, a ser apresentada ao congresso ainda neste ano.

Painel sobre o futuro híbrido do rádio e inovação na experiência do ouvinte no NAB Show 2023

No painel “Futuro do Rádio”, membros da Xperi debateram a relevância da experiência do usuário e a necessidade de adaptação do rádio a dispositivos e plataformas contemporâneas. A visão é que o rádio do futuro esteja embasado em telas, serviços conectados e elementos visuais, oferecendo uma experiência prazerosa e acessível em qualquer aparelho. A integração entre o rádio FM analógico e o rádio online também foi enfatizada como uma etapa crucial para a evolução do setor. Os participantes destacaram a conexão entre os diferentes tipos de rádio e a possibilidade de expandir a abrangência das emissoras por meio da troca automática entre o sinal terrestre e o streaming, de acordo com a melhor opção disponível no momento.

ABERT promove tradicional Encontro da Radiodifusão com a presença de autoridades e empresários do setor

O “Encontro da Radiodifusão Brasileira”, promovido pela ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), aconteceu no Caesars Palace Hotel e congregou mais de 100 empresários, profissionais de rádio e TV do Brasil, bem como autoridades públicas. O evento visou fomentar a interação entre os participantes, almejando a modernização, a união e o fortalecimento do setor. A ABERT também marcou presença na NAB Show 2023 com um estande próprio pela primeira vez, atraindo delegações, associados, políticos, representantes da SET, MCom e Anatel, além de expositores.

Estudo apresentado em painel no NAB Show 2023 indica impacto positivo do rádio nas vendas de varejo

No painel “Rádio Works – Positioning Radio in 2023”, foram expostos casos de sucesso e estratégias relacionadas ao rádio e ao aumento de vendas. Um estudo apresentado por Pierre Bouvard, diretor de insights da Westwood One/Cumulus Media, demonstrou que a cada dólar investido pelos anunciantes em campanhas de rádio e TV, o retorno de vendas superou os 28 dólares. A pesquisa, conduzida pela Nielsen, examinou as vendas combinadas de rádio e TV no setor varejista, revelando que o rádio AM/FM ampliou o alcance em 90%, impulsionando o crescimento e a penetração de clientes. O retorno sobre o investimento em publicidade mostrou-se positivo, com resultados significativos para aqueles expostos apenas à campanha de rádio AM/FM.

Rádio, dados e jovens em veículos conectados: desafios e oportunidades em pauta no NAB Show 2023

O estudo Share of Ear da Edison Research de 2022 revelou que jovens nos EUA continuam a ouvir rádio AM/FM, especialmente em carros e outros veículos. Isso indica que, conforme os veículos se tornam mais conectados, as emissoras de rádio precisam se adaptar à concorrência com outras plataformas de mídia. O rádio é a principal fonte de áudio nos carros para o público em geral, com uma parcela considerável para jovens até 24 anos. A pesquisa mostrou que 58% desse público ouve rádio apenas no carro, onde lidera com 47% do consumo total em 2022, em comparação com 44% do uso crescente de dispositivos móveis.

A preferência pelo rádio é maior em trajetos locais, enquanto o consumo de outras mídias aumenta em viagens mais longas. Em geral, o rádio AM/FM representa 59% do consumo de áudio em veículos, contra 41% de outras plataformas. A divisão por idade revela diferentes preferências: 49% para rádio e 51% para outras plataformas entre 13 a 24 anos; 57% para rádio entre 25 e 54 anos; e 67% de liderança do rádio para aqueles acima de 55 anos. As principais razões para ouvir rádio AM/FM são por ser gratuito, mais fácil de ouvir e fazer parte da rotina diária.

O estudo também destacou um baixo consumo de streaming de rádio nos carros, particularmente entre os mais jovens, representando tanto um desafio quanto uma oportunidade. Há espaço para evolução e demanda, já que os ouvintes estão cada vez mais conectando seus dispositivos móveis nos carros. As emissoras precisam desenvolver formas simples para disponibilizar seus áudios digitais, levando em conta a dificuldade em utilizar algumas plataformas nos automóveis.

Rádios aperfeiçoam compreensão do ouvinte por meio da coleta de dados em veículos conectados

No painel “Cracking the Radio Code with Connected Cars” durante o NAB Show 2023, especialistas debateram a relevância da coleta de dados diretamente dos carros conectados e como essa tecnologia pode beneficiar o mercado radiofônico. A colaboração entre empresas de tecnologia e fabricantes de automóveis possibilitou a coleta de dados anônimos e analíticos, de forma semelhante aos sites. A empresa Wejo disponibiliza essas informações ao mercado de rádio como instrumento para análises e percepções, sem compartilhar dados pessoais e individuais dos usuários. O grupo local Capital Broadcasting Company já emprega a ferramenta.

Especialistas debatem no NAB Show 2023 a monetização do rádio em formato multiplataforma

A indústria radiofônica enfrenta o desafio de disponibilizar seu inventário publicitário de acordo com as preferências dos anunciantes, sem perder a criatividade que a distingue de outras mídias. Em um painel no NAB Show 2023, especialistas abordaram como as empresas de rádio podem se adaptar às exigências do mercado sem sacrificar a essência do meio. A relevância de manter o “superpoder” do rádio foi destacada, focando na criação de conteúdo local e exclusivo, fortalecendo a conexão com os ouvintes e oferecendo oportunidades adicionais de engajamento.

A presença de profissionais talentosos que produzem conteúdo em diversas plataformas auxilia as empresas a conhecerem melhor seu público. O uso de métricas de ativos digitais, além dos dados tradicionais de audiência, possibilita decisões mais embasadas e ajuste das estratégias para atingir os objetivos das empresas.

NAB Show 2023: integração do rádio ao setor automobilístico e experiência aprimorada em telas são fundamentais para o futuro

O futuro do rádio no contexto de carros conectados depende da colaboração da indústria, afirmou Curtis LeGeyt, CEO da NAB, durante o NAB Show 2023. Ele destacou que o rádio enfrenta uma concorrência intensa no painel do veículo com gigantes como SiriusXM, Apple Music e Spotify. É imprescindível que a indústria radiofônica atue em conjunto para assegurar sua presença e relevância no futuro dos automóveis. A NAB tem assumido uma posição de liderança nesse aspecto, estabelecendo um comitê para instruir seus membros sobre as inovações no âmbito do carro conectado.

No NAB Show, painéis enfocaram a relevância de fornecer metadados para aprimorar a experiência do usuário, além de sessões voltadas ao rádio híbrido. LeGeyt demonstrou entusiasmo com as inovações expostas no evento, sublinhando a importância do rádio local para o futuro da radiodifusão. Outros tópicos abordados incluíram a disponibilização de receptores com FM expandido e o emprego de metadados, como RDS, para aperfeiçoar a experiência do ouvinte nas telas dos receptores.

*Daniel Starck participa quinzenalmente do AerpCast com a coluna Rádio é Tudo e é diretor do Portal Tudo Rádio.