Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Nota de Pesar pelo falecimento do radiodifusor e Guardião da Aerp Ephraim Marques Machado

Por Comunicação. Publicado em 29/01/2020 às 11:50.

A Aerp e o Sert-PR manifestam seu mais profundo pesar pelo falecimento do radiodifusor e Guardião da Aerp Ephraim Marques Machado aos 86 anos de idade.

O pioneiro Ephraim Machado começou a trabalhar com radiodifusão aos dez anos. A primeira função foi de trocador de discos. Anos mais tarde, entre 1949 a 1950 ele instalou na cidade um serviço de alto falantes, denominado Rede Projetores Voz Democrática, sendo o primeiro serviço de comunicação social de massa, com a finalidade de dar apoio à sociedade Paranavaiense e ao comércio em geral. 

Em 1956 colocou no ar a Rádio Cultura Norte Paranaense Ltda, no sistema de amplitude modulada (AM). Iniciou o processo de estudo para a implantação de uma rádio moderna em Paranavaí, em 1980, e deveria ser em Frequência Modulada (FM). A Radio Caiuá FM foi ao ar no dia 25 de agosto de 1983.  A escolha do nome Caiuá, foi em homenagem a região do Arenito Caiuá.

Para o presidente da Aerp, Alexandre Barros, a radiodifusão Brasileira perdeu um de seus melhores profissionais. “‘Seu Ephraim’ foi sempre um modelo para mim. Homem íntegro, enérgico, honesto e generoso. Tive a sorte de conhecê-lo ainda no inicio da minha vida profissional e muito do que sou como radiodifusor, aprendi com o exemplo dele”.

O presidente do Sert-PR, Cezar Telles, também lamentou o falecimento de Ephraim. “Ele era mais que um profissional, era amigo e querido por todos. Perdemos um grande companheiro, sabedor, como poucos, da função social do rádio”.

Neste momento de dor, enviamos os votos de pesar e nos solidarizamos seus filhos, seus netos, além dos colegas de trabalho e amigos.