A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) repudiam e condenam, energicamente, o incêndio criminoso contra a Rádio Municipal FM 92.5, ocorrido na madrugada deste sábado (12), na cidade de Quedas do Iguaçu (PR).
O cruel atentado, que destruiu completamente o estúdio, é um ataque contra a liberdade de expressão e a democracia. Durante a madrugada, a Rádio Municipal FM 92.5, que tem mais de 35 anos de atuação na cidade, foi invadida por pessoas ainda não identificadas que atearam fogo na emissora e fugiram. O estúdio foi completamente destruído pelas chamas.
Acredita-se que o crime teve motivação política, tendo em vista que a rádio é controlada pelo município, e apresenta todos os dias um programa jornalístico, onde traz à população local notícias da cidade.
Nada justifica qualquer tentativa de censura e atos que atentem contra a liberdade de imprensa, garantida na Constituição Federal Brasileira em seu estado democrático de direito.
Tais atos são agravados quando cometidos contra o meio Rádio. Justamente por seu imediatismo, linguagem direta e proximidade junto às comunidades, o rádio desenvolve uma atuação social muito mais forte que outros veículos. Isso faz com que a repercussão de seus conteúdos tenha um grande peso na opinião pública.
A AERP e o SERT-PR requerem das autoridades locais uma investigação rápida e exaustiva para determinar os responsáveis por este grave atentado.
Alexandre Barros Caíque Agustini
Presidente da Aerp Presidente do Sert-PR