O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) e a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) repudiam veementemente as agressões e hostilidades sofridas por profissionais de imprensa que trabalham na cobertura de eventos relacionados à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Diversos profissionais de comunicação relataram terem sido alvos de agressões físicas e morais durante a cobertura, neste fim de semana, em Curitiba. As entidades consideram que tais atos ferem a integridade física dos profissionais que estão exercendo legalmente seus papéis, atacam o direito da sociedade de ser livremente informada e comprometem a democracia.
O SERT-PR e a AERP se solidarizam com os profissionais e consideram inaceitável qualquer tipo de intolerância ou violência contra os profissionais e seus veículos de comunicação. A liberdade de imprensa e o direito à informação são básicos nas sociedades democráticas. Dessa maneira, pedem às autoridades locais uma apuração rigorosa dos fatos e a punição dos responsáveis.
Caique Agustini Alexandre Barros
Presidente do SERT-PR Presidente da AERP