Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

“Nunca desperdice uma boa crise”

Por Comunicação. Publicado em 14/05/2020 às 09:10. Atualizado em 19/05/2020 às 08:29.

A frase “nunca desperdice uma boa crise” é de Winston Churchill, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, mas tem sido citada em diversas ocasiões pelo economista, Ricardo Amorim, para mostrar, muito acertadamente, que a crise nada mais é do que uma “oportunidade de consertar algo que precisava ser consertado”.

Para o empresário Victor Raful, CEO da Digicarro, em momentos frágeis como o que vivemos, portas estão mais abertas, as pessoas estão ouvindo mais e os negócios sendo desafiados pela continuidade e sobrevivência. “Uma coisa é certa, não continue fazendo igual o que você fazia, pois o resultado tem que ser outro. Se há um aliado neste momento e que não existia em outros períodos da história, é a tecnologia e ao alcance de todos. Então identifique quais são as oportunidades de melhorar o seu negócio com tecnologia”, aconselha.

Além da tecnologia, é preciso estar atento ao consumo das pessoas, saber o que mudou e como. Eduardo Fregonesi, CEO da Synapcom, acredita que é fundamental analisar o consumo das pessoas e a transformação que a crise está promovendo na cultura e nos hábitos diários de todos. “Diante disso, podemos levantar muitas informações em diferentes segmentos de mercados e produtos”.

Com a informação do consumo e do mercado surgem novas ideias. “A transformação de ideias em novos produtos e serviços será o principal fator para a geração de oportunidades e crescimento em um período de crise”, analisa o empresário Fernando Nekrytz, co-fundador da Xaza.

Colaboração

A pandemia incentivou o mercado a ser mais colaborativo e assim compartilhar desafios e experiências. Diogo Lupinari, CEO da Wevo, acredita que é hora de olhar para o lado e ver quem são os outros empreendedores que estão no mesmo estágio. “É hora de perguntar: o que você tem feito? Vejo que todo mundo está bastante disponível no momento para ajudar o próximo a conseguir sair dessa da melhor forma possível”.

Segundo José Martinho, CEO da Reis Office, não é mais possível ficar apenas olhando para o negócio e reclamando da crise. “O mundo mudou. É preciso buscar informações em outros mercados. O empresário precisa dar segurança para sua equipe e formatar sua empresa para esta nova era”, ressalta.

A cultura da empresa

Existe uma famosa frase sobre boas práticas de RH que diz: A Cultura come a estratégia no café da manhã. Ou seja, nada é mais importante que a Cultura quando estamos falando do mundo corporativo. Segundo Ronaldo Ferreira Junior, sócio-fundador da um.a #diversidadeCriativa, nesses momentos de crise e principalmente no pós-crise vamos viver um período grande de mudanças e de adaptações no ambiente do trabalho que vai surgir. “Os colaboradores serão convidados a participar do processo de mudança. Precisamos criar um clima colaborativo e inclusivo, para que todos possam participar das novas soluções da empresa. Os colaboradores são os grandes agentes de mudança de uma empresa. O quanto antes eles tiverem consciência disto, mais focados estarão em resolver os desafios do negócio”.