Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

O Poder do Pós-Venda

Por Equipe AERP. Publicado em 03/11/2016 às 00:00.

Sua rádio se preocupa com o pós-venda ou acha que o relacionamento com o anunciante termina

logo após ele fechar o contrato e seus anúncios veicularem durante a programação?

A estruturação de um bom relacionamento após o processo comercial é fundamental para os clientes perceberem que a emissora os valoriza e realmente se preocupa com os seus resultados.

Claro que nenhuma emissora de rádio consegue sobreviver sem anunciantes. Eles são a base de sustentação do negócio. É por isso que as vendas de anúncios são uma das tarefas mais importantes dentro de uma rádio. Mas o que fazer quando poucos anunciantes voltam a fechar contrato com a rádio? E quando a sua lucratividade cai mês a mês? E quando ela não consegue mais bater suas metas de vendas mensais, bimestrais ou semestrais?

Todos estes problemas são geralmente causados por um único fator: falta de pós-venda. Sem isso, o anunciante se sente como se tivesse sido esquecido pela emissora e que ela só estava interessada mesmo em fechar um contrato, não se importando com os resultados das veiculações. E isto acaba fazendo com que o anunciante tenha uma experiência ruim com a rádio e não volte a fechar contrato com ela.

O ideal é que o comercial não apenas venda, mas seja um verdadeiro consultor para os clientes. Se a rádio participar ativamente da estratégia de veiculação, orientando os clientes sobre os melhores horários e plataformas para fazerem suas propagandas, assim como o tom que os anúncios devem ter para que o público-alvo seja atingido, será estabelecido um bom relacionamento com o anunciante. Outra forma importante de cativar o cliente é acompanhar os resultados dos anúncios, perguntando se as propagandas atraíram mais clientes ou geraram mais vendas. Se a resposta for negativa, a emissora pode reavaliar e redefinir a estratégia;

Não podemos nos esquecer das agências de publicidade. Afinal, muitas empresas as contratam para cuidar de seus anúncios na rádio. As medidas citadas anteriormente também podem ajudar a emissora a ter uma boa relação com as agências e fortalecer a sua parceria com elas.

E sua emissora, já adotou o conceito de pós-vendas? O que ela vem fazendo de diferente para ter um bom relacionamento com os anunciantes?

6 motivos para realizar um bom pós-venda:

  • O anunciante verá que a rádio está realmente preocupada com os resultados de suas veiculações na programação ou nas plataformas;
  • A emissora transmitirá muito mais profissionalismo e comprometimento e terá uma melhor imagem no mercado;
  • O cliente terá uma ótima experiência e dificilmente fechará contrato com outras emissoras concorrentes;
  • O anunciante divulgará a rádio para empresas parceiras, que provavelmente entrarão em contato com ela para saber mais detalhes;
  • Uma receita recorrente será gerada e a emissora não precisará se preocupar tanto com a atração de novos clientes;
  • A emissora terá mais lucro e conseguirá investir mais recursos para melhorar a experiência dos ouvintes e conquistar uma maior audiência.

 

Fonte:Portal Cadena