Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Parabólica digital: Em 36 cidades do PR já há distribuição gratuita

Por Jornalismo. Publicado em 21/12/2022 às 10:00.

Famílias de baixa renda e que têm uma parabólica em funcionamento vão ser contempladas. Informações e solicitação pelo telefone 0800 729 2404 ou no site sigaantenado.com.br

por Amanda Yargas


Posso receber? Onde peço meu kit? Estas e outras perguntas similares sobre a distribuição gratuita de parabólicas digitais chegam frequentemente aqui na Aerp. Preparamos este post para te ajudar a entender como funciona o programa, por que ele existe e quem pode ser beneficiado. 

ATENÇÃO: A Aerp não é responsável pela distribuição gratuita de kits, nem pelos critérios de concessão nem por tirar possíveis dúvidas que a população possa ter. Nosso objetivo aqui é ajudar a disseminar estas informações, e que mais pessoas continuem assistindo a TV brasileira. Dúvidas e solicitações devem ser feitas diretamente com a Siga Antenado (telefone 0800 729 2404 ou no site sigaantenado.com.br). 

Quem tem direito a receber o kit da nova parabólica digital gratuita?

Dois requisitos são obrigatórios:
1 – Estar inscrito em um programa social do governo federal por meio do CadÚnico. 
2 – Ter uma parabólica convencional funcionando.

Estou dentro das regras. Já posso pedir meu kit?

O programa está sendo liberado de forma escalonada, conforme a migração do sinal da tv. Neste momento, moradores de 36 cidades do Paraná já podem fazer a solicitação. Os kits estão disponíveis para quem vive em Curitiba, Londrina e nas regiões metropolitanas destas duas cidades (veja a lista completa no fim do post).

Vou precisar instalar o equipamento?

Não. O Siga Antenado fará a instalação da parabólica digital gratuitamente para as famílias contempladas. 

Quantas famílias serão beneficiadas com o programa?

Ao todo, 430 mil famílias serão contempladas em todo o Paraná. Neste momento momento, 100 mil famílias de Curitiba, Londrina e da região metropolitana destas duas cidades já podem solicitar seus kits. 

Por que é preciso trocar a parabólica?

O sistema 5G vai funcionar na Banda C, que atualmente abriga o sinal das parabólicas convencionais, entre outros serviços, como educação à distância, empresas de telefonia, canais governamentais e da aeronáutica. Com isso, a televisão passa a ser transmitida na Banda Ku. Caso a troca não seja feita, você pode ter interferência na sua recepção ou mesmo ficar sem sinal. 

Quais as vantagens do novo sistema?

A Banda Ku tem frequência maior (10 GHz) do que a Banda C (3,5 GHz). Na prática, isso significa melhor qualidade de áudio e som. 

Quem é responsável pela distribuição dos kits?

A Siga Antenado é uma entidade criada por determinação da Anatel para apoiar a população durante o processo de migração da transmissão de sinal dos canais abertos de TV via parabólica. A associação é composta pelas empresas TIM, Claro e Vivo, ganhadoras do leilão do 5G e responsáveis pela implantação do sistema no Brasil. 

A Aerp pode me ajudar a conseguir o kit?

Não. A distribuição é feita apenas pelo Siga Antenado. Dúvidas também devem ser tiradas com a entidade. (telefone 0800 729 2404 ou no site sigaantenado.com.br)

Ainda tenho dúvidas. Quem pode me ajudar?

Entre em contato com o Siga Antenado: telefone 0800 729 2404 ou no site sigaantenado.com.br

Lista de cidades em que já é possível solicitar a parabólica digital

Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Balsa Nova, Bocaíuva do Sul, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Ibiporã, Itaperuçu, Lapa, Londrina, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Rolândia, São José dos Pinhais, Tamarana, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.