Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Paraná celebra os 100 anos do rádio com participação de artistas plásticos

Por Redação. Publicado em 01/08/2022 às 16:39.

Aerp abraça iniciativa da Abert com a mostra “Rádio em Movimento”, que celebra com artistas de todo o país os 100 anos das primeiras transmissões radiofônicas no Brasil e da Semana de Arte Moderna. 


As comemorações do centenário do rádio estão cada vez mais intensas no Paraná! Uma fase muito importante foi finalizada na última semana, com a entrega das intervenções artísticas realizadas nos rádios “capelinha”, pelos artistas plásticos  Luiz Gustavo Vidal, Bruno Cruz e Ariane Labre. 

Eles foram escolhidos pela Aerp para participar da exposição Rádio Em Movimento – uma proposta da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), com artistas de todo o país, para celebrar os 100 anos das primeiras transmissões radiofônicas no Brasil e da Semana de Arte Moderna. 

Cada estado brasileiro recebeu 3 amostras dos rádios para serem trabalhados por 3 artistas locais diferentes. Esses rádios vão compor uma mostra comemorativa que será realizada pela Aerp, que também terá cunho social. 

Depois de entregues às associações estaduais, as obras artísticas estarão em votação no site da Abert, de 7 a 25 de setembro. As finalistas estarão expostas no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em novembro, em Brasília, e homenageia os 60 anos da Abert.

Conheças os artistas que comemoram com a Aerp os 100 anos do rádio: 

Bruno Cruz – “Fascínio” – Paranaense, natural de Telêmaco Borba, Bruno aproveitou a história da família para retratar a ligação dos avós com o rádio. Com um trabalho bastante pessoal, ele utilizou desenho e pintura que representam elementos antigos e atuais do mundo radiofônico e das famílias brasileiras. 

Ariane Labre – “Paraná Conectado” – A artista plástica e arquiteta carioca, radicada em Curitiba, apresentou uma obra com cores e curvas que remetem às ondas de rádio, às formas das florestas de araucárias e também faz homenagem à artista brasileira Tarsila do Amaral, como forma de lembrar dos 100 anos da Semana de Arte Moderna. 

Luiz Gustavo Vidal – “O Som que Anda” – O artista apaixonado pela mobilidade urbana preferiu fazer uma obra minimalista e colocou movimentos no rádio “capelinha” com a instalação de rodas, mostrando a busca do homem pela agilidade e informação desde os primórdios. 

Todos convidados a participar do centenário

Todos os associados da Aerp podem e devem participar das comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil. Afinal, a iniciativa ainda vai contar com memorial virtual, exposição e resgate histórico de momentos importantes do rádio de todos os estados.

Arquivos como fotos, áudios de momentos emblemáticos das emissoras, além de vinhetas, chamadas e trechos de programas, podem ser enviados para [email protected]

Fique sempre atento às novidades dessa celebração também nas redes sociais da Aerp e no site aerp.org.br. 

Mais informações em (41) 3252-1700.