A Secretária de Estado da Educação, Ana Seres, foi entrevistada pelo jornalista Toni Casagrande, da Rede Aerp de Notícias, para o Paraná de Hoje. O assunto, claro, foi educação no Brasil, em especial no Paraná, começando pela proposta de mudança no Ensino Médio, que gerou polêmica em todas as instâncias. Segundo Ana, toda reforma gera uma ação, e a polêmica foi maior porque veio a determinação por meio de Medida Provisória. “O estudo vem sendo feito desde 2012, e estávamos aguardando a aprovação por meio de um Projeto de Lei, onde a discussão seria maior e mais saudável”, explica.
Enfaticamente, a Secretária comentou que o Ensino Médio precisa de avanços, e avanços imediatos, pois é um aspecto com sérios problemas no Brasil. “Não iremos tomar nenhuma medida que prejudique nossos alunos”, frisa.
Ana falou também sobre os seminários que fará em todo o Paraná para debater as mudanças propostas pelo governo federal para o ensino médio. No dia 13 de outubro, serão realizadas discussões simultâneas nas 32 regionais da Educação no Paraná, com a participação de toda a comunidade: pais, estudantes, grêmios estudantis, professores, diretores, pedagogos e técnicos da Secretaria da Educação.
Esta semana, foi feita uma webconferência com os chefes dos Núcleos Regionais, a fim de alinhar a organização dos eventos.
São duas vertentes básicas na reforma proposta pelo Ministério da Educação, de acordo com Ana. “Uma é a da ampliação da oferta do ensino integral, outra é a questão das cinco ênfases, que será a opção do estudante por linguagens, matemática, ciências sociais e humanas, ciências da natureza ou formação técnica e profissional. Aqui no Paraná vamos manter todas as disciplinas”, esclareceu.
A Secretária avalia que a reforma, de maneira geral, é positiva para os estudantes.
Clique e ouça a entrevista completa:
Bloco 1: https://soundcloud.com/user355066208/0510-em-pauta-bloco-01-sec-estadual-da-educacao-ana-seres
Bloco 2: https://soundcloud.com/user355066208/0510-bloco-02-parana-de-hoje
Bloco 3: https://soundcloud.com/user355066208/0510-bloco-03-parana-de-hoje