Canais de TV e rádio são menos atingidos com a veiculação das fake news. É o que mostra o estudo “Trust in News” produzido pela Kantar. A pesquisa avaliou a cobertura política e eleitoral no Brasil, EUA, Reino Unido e França. Os dados comprovam que, devido à profundidade da cobertura oferecida, as notícias veiculadas pelas emissoras de rádio e televisão são mais confiáveis do que as de plataformas de mídias sociais e jornais online.
Os resultados obtidos com o estudo mostram que 39% das pessoas usam, hoje, mais fontes de notícias do que um ano atrás. O jornalismo foi considerado fundamental para a democracia por 73% dos entrevistados. Embora 78% dessas pessoas se atualizem com notícias no meio online, apenas 56% delas acreditam que o que leem é verdadeiro.
De acordo com a pesquisa, 76% dos entrevistados passaram a checar a veracidade da notícia em outras fontes depois de ouvirem falar em fake news e 70% passaram a pensar duas vezes antes de compartilharem essas reportagens. Em relação à confiança no noticiário político e eleitoral, 57% disse confiar menos em aplicativos de mensagem enquanto esse número sobe para 58% quando se trata das mídias sociais. Já o telejornalismo manteve a mesma confiança por parte de 64% dos entrevistados.
Em relação ao consumo de notícias veiculadas da televisão por faixa etária, 69% da faixa etária entre 18 e 34 anos afirmaram acompanhar as notícias por este meio. Nesse mesmo grupo, em relação aos boletins ou noticiários da rádio, o número cai para 28%. Entre 35 e 54 anos, 77% acompanham pela TV e 33% pela rádio. Já entre os que têm 55 anos ou mais o número é de 83% pela televisão e 36% pela rádio.
Confiança nas publicações também impacta anúncios
A pesquisa também detectou a possibilidade de ocorrer um “efeito halo” da confiança nas notícias, impactando também a eficácia publicitária. Com o investimento publicitário cada vez mais dominado por mídias digitais e crescentemente mensurado por métricas de comportamento de curto prazo, é interessante notar que os consumidores relataram prestar mais atenção a propagandas em ambientes que confiam. Ou seja, a imprensa já consolidada pode oferecer um ambiente confiável para os anunciantes.
A mensuração multiplataforma também é um tema que perpassa a temática dessa pesquisa. Apesar das técnicas e tecnologias estarem disponíveis, os serviços de mensuração de audiência multiplataforma em uso não trazem os padrões de consumo de conteúdo das audiências. Se a imprensa aprimorar sua capacidade de mensuração para fornecer uma visão holística do impacto das mídias em todas as plataformas, seus parceiros comerciais se beneficiarão de insights multiplataforma e multidispositivo para avaliar a efetividade da atividade de exibição e conteúdo.
Além disso, a segurança das marcas no meio online é uma preocupação primordial para os anunciantes, que passaram anos cultivando cuidadosamente as percepções das audiências no espaço offline. A imprensa confiável pode oferecer os ambientes e contextos de qualidade e livres de risco que são tão importantes para estabelecer uma marca sustentável, de confiança.
Fonte: Kantar e SindiRádio