
A Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná), apresentou para a Câmara Municipal de Curitiba uma pesquisa inédita realizada com a população curitibana a respeito do nível de conhecimento sobre as ações da casa. A ação faz parte de uma abordagem institucional da Associação para apresentar para as entidades públicas a importância de estarem mais próximas da comunidade e manter a transparência em suas ações.
O presidente da Aerp, Rodrigo Martinez, reforça que a Câmara Municipal deve explorar as possibilidades da comunicação pública de qualidade, profissionalismo e compromisso democrático. “Só a confiança da população e o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pela instituição como um todo poderá fortalecer a atuação da Câmara Municipal na sociedade e obter apoio para seus projetos”, aponta.
No aspecto confiança, ele cita também o papel do rádio e da televisão neste cenário. “Uma pesquisa recente, feita pelo Instituto Reuters e a Universidade de Oxford, aponta que os brasileiros confiam no rádio e na televisão como fontes de informação, o que reafirma nosso compromisso em comunicar com responsabilidade as ações e projetos desenvolvidos pelos órgãos públicos”, destaca.
Para Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, receber os resultados da pesquisa foi uma oportunidade para refletir sobre como a população curitibana enxerga a Câmara Municipal. “A iniciativa da Aerp nos ajuda a identificar caminhos para fortalecer a comunicação institucional, ampliar a transparência e aproximar ainda mais o Legislativo da sociedade. Nosso compromisso é seguir evoluindo, com diálogo, participação e responsabilidade”, disse Kuzma.
A Pesquisa
O levantamento foi realizado pelo Instituto Offerwise, com metodologia quantitativa e base amostral de 600 pessoas maiores de 18 anos, residentes na capital paranaense. A estruturação e o planejamento da pesquisa foram conduzidos pela consultoria XYZ Estratégia, liderada pelo especialista Marcelo Romaniewicz.
A pesquisa teve como objetivo entender a percepção da população sobre a Câmara Municipal de Curitiba. Os resultados indicam que 93% dos entrevistados já ouviram falar da Câmara, mas 81% afirmam ter baixo ou muito baixo conhecimento sobre suas atividades.
Outro dado alarmante é que 89% nunca ou raramente acompanham o trabalho dos vereadores, e 93% não acessam os canais digitais da instituição.
Apesar disso, a maioria dos curitibanos considera a Câmara importante (77%) e demonstra disposição em se aproximar: 79% querem saber mais sobre as ações do Legislativo e 70% avaliam positivamente a ideia de um projeto de comunicação mais amplo com a sociedade.
De acordo com Marcelo Romaniewicz, a Aerp pode constatar com a pesquisa, a distância entre a Câmara Municipal e a população, revelando um cenário de desinformação e baixa participação política. Por outro lado, mostra também uma oportunidade para o fortalecimento do vínculo entre Legislativo municipal e sociedade.
“A Câmara, ao tomar conhecimento desta realidade, terá condições de desenvolver uma política de comunicação social efetiva, ética, coerente e constante com a população”, afirma Romaniewicz.
Desdobramentos
No final de agosto, representantes da Aerp participaram de uma sessão na Câmara Municipal de Curitiba, marcada pela apresentação de Marcelo Romaniewicz em tribuna livre. Durante sua fala, ele destacou os dados da pesquisa que apontam a necessidade da aproximação da população com o poder público, ressaltando a oportunidade que a Câmara tem de atender à demanda da sociedade por mais informações.
Após a explanação, Romaniewicz e a diretora comercial da Aerp, Carol Chab, foram convidados a compor a mesa principal da sessão e responderam a uma série de perguntas dos vereadores. Na ocasião, Carol reforçou a importância da radiodifusão como meio de comunicação de massa capaz de alcançar públicos muitas vezes não atendidos por outras redes. “O alcance da rádio e da TV é incontestável. Eles têm a credibilidade e a penetração que as redes sociais não têm”, destacou.
Após esta apresentação, o próximo passo envolve a criação de um edital que prevê a ampliação da divulgação dos projetos da Câmara por meio de campanhas no rádio e na televisão. Caso seja aprovada, a iniciativa deve reforçar os princípios de transparência e informação, ampliando o acesso da população às atividades desenvolvidas pela Casa.