As marcas que querem se destacar com esse público precisam marcar presença em múltiplos canais, segundo pesquisa da Kantar Ibope Media
De acordo com o relatório especial “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada”, da Kantar Ibope Media, uma das características marcantes da Geração Z – formada por nascidos entre 1990 e 2010 – é a alta conectividade: 98% deles acessam a internet. No entanto, conectividade não é só “estar online”. Eles se destacam, também, pela intensidade do uso da tecnologia: acessam à internet e demais devices, por mais tempo. Enquanto a população geral navega, em média, cerca de 5h26 por dia, a geração Z passa 6h45 na web.
O dispositivo mais comum de acesso é o smartphone: 98% acessam a internet por meio dele. Computador ou notebook (37%), Smart TV (25%) e videogame (5%) são as outras plataformas de consumo escolhidas. Entre os conteúdos mais acessados estão as redes sociais. É válido destacar que eles preferem comunicações rápidas, o que faz com que foquem mais em stories (publicações curtas e temporárias) e menos na linha do tempo (posts longos e permanentes).
Apesar de o Facebook ser o mais consumido entre todas as faixas etárias, ganham destaque redes sociais como Instagram, Tik Tok e Twitter, com o uso muito acima do que a média da população.
Relacionamento com as marcas
Por serem altamente conectados, os integrantes da Geração Z são expostos a uma grande quantidade de informação diariamente. Segundo o relatório da Kantar IBOPE Media, as marcas que querem se destacar nesse mar de conteúdo precisam agir justamente como esse público. Ou seja, marcar presença em múltiplos canais.
Quando o assunto é relacionamento, 60% dos integrantes da geração Z costumam seguir marcas nas redes sociais. O número está muito acima da população geral: 36%. Ainda vale ressaltar que 62% conversam com muitas pessoas sobre produtos e serviços.