Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Podcast: empresas globais de tecnologia investem em produções próprias de conteúdo

Por Comunicação. Publicado em 04/12/2020 às 12:17.

Estratégia da gigante americana Amazon segue tendência de consolidação dos podcasts e amplia opções para o mercado publicitário


Uma decisão estratégica da Amazon chamou a atenção dos profissionais de áudio e radiodifusão pelo mundo. A empresa deu um passo importante, em outubro, ao disponibilizar sem custo adicional, mais de 100 mil podcasts em suas plataformas de streaming, Audible e Amazon Music.

Alguns dos conteúdos contam com participação de celebridades de peso a nível global, como Will Smith e DJ Khaled, outras são produções próprias e exclusivas, ao estilo Netflix e as demais, produções de terceiros. Investimento que demonstra a disposição em apostar no potencial publicitário do formato.

A ação aproxima o serviço da gigante americana do modelo já praticado por outros grandes players do segmento, a exemplo do Spotify, que disponibiliza em sua plataforma um mix de músicas com conteúdos no formato de podcasts e se inclina, cada vez mais, a investir em produção própria de conteúdo.

O movimento acontece ao passo que o mercado se atenta, cada vez mais, ao potencial da indústria de produção destes produtos, que tem obtido aumento crescente de consumo, e ainda mais relevante durante a pandemia.

Relatório de 2020 da Omdia Tech, instituto de pesquisas em tecnologia baseado na Inglaterra, aponta que o potencial de receita bruta de anúncios em podcasts pode bater na casa dos 1,4 bilhões de dólares até o final do ano. Ainda que, tanto o potencial publicitário quanto os serviços disponibilizados pela Amazon se restrinjam, até o momento, a quatro países – Estados Unidos (75% do mercado), Alemanha, Japão e Reino Unido – nenhum executivo do segmento, emissora ou produtor de conteúdo neste formato pode ignorar a tendência, que já bate a porta de países com grande potencial e público consumidor, como o Brasil.

Por aqui, de acordo com último levantamento da plataforma Podcast Stats Soundbites, o Brasil já é o segundo maior mercado de consumo de podcasts no mundo, oportunidade para o rádio que já tem em seu DNA a produção sonora.