Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Podcast: ter ou não ter, eis a questão!

Por Redação. Publicado em 04/02/2022 às 17:19. Atualizado em 18/02/2022 às 10:12.

Tá com dúvida? O primeiro episódio do AerpCast traz dicas, uma conversa com profissionais renomados que entendem muito desta mídia e bons motivos para sua emissora investir neste formato que só cresce no Brasil


A Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) lança nesta sexta-feira (04) seu mais novo produto: AerpCast. O novo podcast da Aerp veio para substituir o conteúdo semanal da Newsletter, mas segue com o mesmo propósito, que é trazer especialistas, temas relevantes, novidades do setor e dicas para quem vive e faz a radiodifusão acontecer no Estado.

Neste primeiro episódio, nada melhor do que mostrar o motivo que fez a Aerp criar o seu próprio podcast. As rádios e os meios de comunicação em geral estão investindo cada vez mais neste tipo de mídia, que se traduz em retorno financeiro, aumento de audiência e a possibilidade de aprofundar conteúdo e as narrativas. Além disso, o consumo de podcast só cresce no Brasil, que já ocupa o quinto lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcasts. Um estudo realizado pela Globo, em parceria com a Kantar / Ibope, mostra que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante 2021.

Para a coordenadora de Comunicação da Aerp, Juliana Sartori, produzir um podcast dentro da associação que representa a radiodifusão no Paraná, é bastante significativo. “Queremos mostrar aos radiodifusores como eles também podem explorar seus produtos em novos formatos, criando oportunidades para expandir seus negócios e suas marcas. Além disso, oferecemos ao empresário a oportunidade da experiência de ser um ouvinte de um produto digital que conversa diretamente com ele, com assuntos do interesse dele. Se ele gostar, também vai querer oferecer o mesmo para o seu público”, explica. 

Para falar sobre as oportunidades de investir neste tipo de mídia, trazer algumas dicas, e exemplos do que está dando certo, neste primeiro episódio a jornalista Fernanda Nardo conversou com o gerente de produtos digitais da CBN, Thiago Barbosa; e com a presidente e fundadora da produtora de podcasts Rádio Novelo, responsável por podcasts como o Praia dos Ossos, original da Rádio Novelo, e Maria Vai com as Outras, da Revista Piauí, Branca Vianna.

A rádio CBN começou a entregar parte da programação em podcast em 2006, quando foram aproveitados os melhores quadros. Com o passar do tempo, eles perceberam que poderiam aproveitar mais esse formato. Entendendo os ouvintes e como funcionava a relação deles com esse formato, foi possível criar novos conteúdos no digital, como destacou durante a conversa, Thiago Barbosa.

“No podcast a gente consegue conhecer melhor o nosso público, essa é a grande vantagem do digital em relação ao off-line. Quando o ouvinte dá o play, ele já tem interesse naquele assunto. Diferente do rádio offline que precisa estar o tempo inteiro conquistando o ouvinte, no podcast é preciso ser mais íntimo e entregar da melhor forma possível uma conversa sobre aquilo que o ouvinte se interessa”.

Branca Vianna pontuou que na hora de produzir um podcast, a produtora Rádio Novelo, sempre começa do ponto de vista do produto que será desenvolvido. Eles deixam para focar no perfil dos ouvintes na hora de lançar o programa.

“Também é importante ter uma boa produção, qualidade de som e de edição, e não fazer programas longos demais. Tem muitos podcasts bons, mas que se perdem no meio da multidão de produtos, aí fica difícil o ouvinte descobrir que ele existe. Durante a produção do podcast é importante pensar quem é o público, onde este público está e qual a rede social que ele frequenta mais, tudo isso para pensar o tipo de promoção e onde concentrar mais esforços na hora do lançamento e divulgação”.  

Os convidados também falaram sobre suas experiências profissionais na produção de podcasts, sobre as etapas para a produção de um programa, desde a ideia inicial até o lançamento, os assuntos que têm mais espaço na atualidade, como rentabilizar e até sobre como está o mercado. 

Rádio é tudo 

Vai ter notícia, sim! Além de toda essa conversa descontraída e muito produtiva, o AerpCast traz a coluna semanal “Rádio é Tudo”, com Daniel Starck, do portal  tudoradio.com, com os destaques e as novidades mais quentes que envolvem o setor de radiodifusão no Brasil e no mundo. Nesta semana, ele fala sobre os recordes de audiência das emissoras de rádio nos EUA e como isso reflete no Brasil; o boom das rádios de São Paulo; e uma pesquisa que aponta a credibilidade do rádio em relação às outras mídias. 

Quer saber mais? Aperta o play e confira tudo o que rolou neste primeiro episódio do AerpCast: