Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Por que as empresas precisam de uma crise para mudar?

Por Comunicação. Publicado em 25/06/2020 às 11:04.

A palavra da vez é mudança. Se em nossa vida pessoal estamos nos adaptando a transformações que exigem serenidade e resiliência, na vida profissional não é diferente. As empresas foram surpreendidas pelo novo coronavírus, que impôs uma necessidade de adaptação inédita em vários âmbitos das organizações. Neste momento, a pergunta que surge é: por que as empresas precisam de uma crise para mudar para melhor?

Há empresas e setores que muitas vezes se colocam na zona de conforto ou ficam acomodados e acreditam que certas transformações não serão necessárias. Segundo Matheus Jacob, economista, especialista em comunicação e treinamento de líderes, a transformação digital é um exemplo de um movimento que já estava acontecendo em diversos setores, e mesmo assim, muitas empresas optaram por ignorar ou adiar. “Quando a crise chega e traz os seus gargalos e desafios, estas transformações deixam de ser opcionais e passam a ser necessárias. Mudamos por sobrevivência, uma vez que não soubemos mudar antes por escolha”.

Adaptação

Os líderes, muitas vezes, demoram para detectar que precisam mudar porque, para Matheus, em alguns setores é possível “sobreviver” mesmo com comportamentos ultrapassados. “Outros motivos são também originados por visões e estereótipos de perfis de líderes mais autoritários. Para muitos, é mais fácil continuar perpetuando este perfil, mesmo que seja ultrapassado, ao invés de encarar a realidade e adaptar-se”.

Matheus ressalta que a adaptabilidade é uma habilidade de sobrevivência e está presente no mundo corporativo da mesma forma que está presente no mundo animal. “Os líderes que estiverem atentos às transformações do meio ao seu redor e que tiverem o repertório e a flexibilidade para reagir, saberão o momento certo para perceber a hora de transformação”.

Para Luiz Claudio Began, CEO da Maison Baccarat no Brasil, o principal papel do líder é estar preparado para qualquer cenário. Segundo ele, diante de uma economia global, a frase “não poderíamos imaginar algo como o Coronavírus” não faz sentido, pois as empresas e gestores precisam estar atentos às informações nos principais mercados do mundo. Luiz ressaltou, ainda, que os líderes precisam estar alinhados com a equipe para assegurar a sobrevivência da empresa.