Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Presentão de Natal: Novos ouvintes, marca mais forte e clientes felizes

Por Jornalismo. Publicado em 02/12/2021 às 20:11.

Potencialize a sua emissora usando táticas de marketing em datas comemorativas. Saiba como criar campanhas e ações, dentro e fora do ar, para chamar atenção e trazer resultados nesse fim de ano.

por Amanda Yargas


Hoje não é mais suficiente que a rádio seja ouvida. É preciso também que sua emissora seja vista. Mas não é apenas nas redes sociais que a sua marca pode chamar a atenção. Eventos, ações na rua e brindes ajudam o ouvinte a lembrar de você. 

Estas técnicas de marketing já são conhecidas no meio da radiodifusão e se ainda permanecem em uso mesmo com tantas novidades, principalmente no mundo digital, é por um motivo muito simples: elas trazem resultados. 

Se você tem deixado essa tática de lado, usar as datas comemorativas é uma boa maneira de retomar o fôlego. E as festividades de final de ano são ótimas para isso. 

Como as ações de marketing atraem o público

As ações de marketing funcionam a partir de algumas mecânicas de comunicação, cada uma delas tem seu papel na construção de uma relação forte com o cliente e o ideal é sempre compor suas campanhas de forma a utilizar o maior número possível de ferramentas para atingir seu público. “Você tem estratégia no digital, estratégia de linguagem, estratégia de fazer ações nas ruas, vários pontos que fortalecem uma campanha”, explica Cristiano Stuani, gestor artístico da Massa FM em Londrina, Maringá e São Paulo.

Entenda o seu ouvinte

Esse é o princípio orientador de qualquer campanha. Primeiro é preciso saber o que o ouvinte quer, o que ele precisa e do que ele gosta, para depois poder programar atividades ou promoções que vão realmente estimular o interesse e a participação. Stuani conta que, antes de escolher um prêmio para ser oferecido em uma data comemorativa, a emissora faz uma pesquisa sobre quais objetos ou serviços estão no radar do público e que podem não apenas atrair atenção antes, mas também reverberar nas redes e no dial depois de recebido o prêmio.

Tempo de Audiência

O gestor artístico dá o exemplo de uma promoção em que o ouvinte precisa anotar três senhas faladas pelos radialistas durante a programação: “a gente está trabalhando tempo médio de audiência, fazendo que a pessoa fique o maior tempo possível ligada na rádio”. Um tempo médio maior de audiência ajuda a rádio a aumentar o alcance das suas inserções e, consequentemente, é um atrativo maior para anunciantes. 

Alcance 

“Mesmo quando você faz uma ação simples como pegar um carro e ir em uma região, você dá visibilidade. E o rádio tem um grande poder que é chamar a atenção das pessoas e a curiosidade”, explica Stuani. Quem passa pelo local e participa de alguma brincadeira ou recebe um brinde podem ser pessoas que nunca ouviram a rádio e vão passar a ouvir, trazendo maior alcance à emissora. Da mesma forma, segundo ele, quem passa de carro e vê a movimentação pode sintonizar o dial apenas para saber o que está acontecendo. 

O alcance se refere a como fazer com que mais pessoas ouçam o conteúdo da emissora. Assim, promoções, interação entre ouvintes, ações na rua e eventos vão ajudar a aumentar a audiência. E isso pode ser incentivado até mesmo pela linguagem utilizada durante a campanha. O locutor pode convidar o ouvinte a contar para seus parentes e amigos sobre os prêmios que a emissora está oferecendo, por exemplo. 

Engajamento

Além de convidar mais pessoas a ouvir a rádio, é importante que os ouvintes mostrem que estão sintonizados e conectados na sua emissora. Você pode fazer isso nas redes com o compartilhamento de conteúdo, likes e comentários como requisitos para a participação em promoções, ou, no ar, com atividades específicas de interação durante a programação.

Reforço da marca

Quando o ouvinte tem que responder a pergunta sobre qual emissora está promovendo uma determinada promoção, isso pode não trazer audiência, mas é uma forma de fixar a marca, esclarece Stuani. Ações com carro adesivado, pessoas com uniforme e distribuição de brindes também ajudam o ouvinte a lembrar de você, mas o reforço e o cuidado com a marca vão além da logo da emissora. 

O gestor artístico enfatiza que a imagem da marca é criada por todo um contexto, e que “vai desde o ponto de manter o carro limpo, até a postura e a responsabilidade [das pessoas que estão trabalhando na ação] de saber cuidar da imagem da rádio para quem passa por ali e participa e também com o gerente ou dono da loja parceira”.

Vale lembrar ainda que nessa época de pandemia é preciso manter cuidados sanitários extras. Stuani conta que os eventos e ações da emissora foram adaptados para evitar compartilhamento de superfícies de contato e aglomerações. 

Afetividade

Mas como afinal o ouvinte que não ganhou a promoção vai se sentir mais próximo da sua emissora? Stuani compara a relação entre ouvinte e a rádio com um namoro, “o namorado ou a namorada não vai dar presente todos os dias. Mas vai compor essa relação com carinho, com surpresas, com conversas interessantes, com ensinamentos, experiências, momentos de lazer, prazer, e o rádio tem todo esse poder e esse dever de prestar esse serviço de companhia”. 

Ele acrescenta que, da mesma forma que na relação pessoal, é importante saber cuidar da relação com o ouvinte.  “Você não ganhou esse presente agora, mas eu estou dando a música que você gosta, então cante a música com a gente, estou dando a informação que você precisa para viver seu dia, eu conto uma piada para você dar risada. Em algum momento eu posso errar uma música que você não gosta, mas para suprir esses três minutos que não desceram legal, vem o locutor com carinho, abraçando, é igual o namorado e a namorada, temos que administrar essa relação minuto a minuto”, considera.

Táticas de marketing em rádio e como elas podem ser usadas no fim de ano

Para funcionar bem, as ações de marketing precisam ser um pacote completo. “Não adianta você dar um carro e tocar um monte de música ruim, fazer fake news ou trazer notícias desatualizadas. Eu poderia dar uma Ferrari que não ia funcinar”, reforça Cristiano Stuani. “Então a gente tem que fazer uma soma de conteúdos e ações que fazem essa composição, que agregam valor a essa audiência, e eu consigo reter o ouvinte por mais tempo”, avalia. 

Brindes e prêmios

A possibilidade de ganhar algo é sempre atrativa. No entanto, é preciso avaliar qual o real apelo daquilo que você está dando. É claro que quanto mais elaborado o presente, maior vai ser a resposta do público, ao mesmo tempo, também cresce o orçamento. A dica aqui é encontrar um equilíbrio de custo-benefício. Também vale a pena preparar um presente especial e kits com brindes, assim você atinge mais ouvintes que estarão interessados no prêmio principal, mas terá um apelo também junto aos que receberam os prêmios menores. 

Outra tática é encontrar uma empresa que possa oferecer aquilo que o seu ouvinte tem interesse e vender a ação para este cliente. A parceria pode trazer prêmios maiores ou mais interessantes sem comprometer seu orçamento.

Eventos

As emissoras podem movimentar as ruas e a programação cultural ou de entretenimento das cidades com eventos próprios ou com parceiros. A ação pode ser realizada também em conjunto com outras marcas, tanto fortalecendo sua relação com clientes, quanto atraindo novos ouvintes. No caso da parceria, o evento pode ser bancado pela empresa parceira e realizado e divulgado pela equipe da emissora, diminuindo custos e aproximando os clientes da sua marca.  

Outro formato é fazer uma ação na loja do cliente, indica Stuani. A emissora faz um pequeno evento, brincadeiras e chama mais pessoas para entrar na loja e pode anunciar uma promoção no dial. É uma relação de ganha-ganha, onde a loja tem divulgação e aumento de movimento, a rádio tem visibilidade e alcance e o ouvinte aproveita o evento e as promoções. 

Música e histórias temáticas

A rádio é uma mídia segmentadora a partir de seu conteúdo. Para se manter relevante e se destacar entre seus concorrentes, é sempre importante entregar notícias, músicas e programas bem produzidos de acordo com os interesses do seu público. Aqui, vale procurar músicas e histórias que cativem a sua audiência dentro da temática de Natal, Ano Novo e Verão. Vale inclusive criar séries dentro da programação, o que pode atrair e fidelizar ouvintes. 

Brincadeiras e desafios

O rádio é reconhecidamente uma das mídias com maior apelo criativo e lúdico, não à toa, muitas emissoras têm uma programação fortemente pautada no entretenimento. Lance um desafio, crie uma brincadeira e incentive os ouvintes a participarem. 

Opinião e depoimentos

Ouvintes também adoram dar opinião sobre um assunto ou ganhar seus 15 segundos de fama. Com as ferramentas digitais é possível pedir para eles gravarem anedotas, curiosidades ou histórias emocionantes que eles conhecem sobre a data em questão e escolher as melhores para incluir na programação. Nessa época também vale perguntar como vai ser a ceia natalina, quais os planos para as férias, o que os ouvintes gostam de fazer para relaxar ou para onde querem viajar. 

Interação entre ouvintes

Aqui a ideia é que um ouvinte envie mensagens para outros através da programação da sua emissora. No fim de ano, mensagens de Natal e de boas entradas de Ano Novo, ou agradecimento pelo ano que passou são ótimas para manter os ouvintes atentos na programação para não perder as mensagens que receberam ou enviaram para amigos e familiares.