Um evento para se discutir tecnologia e tendências da radiodifusão. O WEBNAB nasceu com esta proposta e na primeira palestra, apresentada hoje (27), pelo vice-presidente de engenharia avançada da NAB (National Association of Broadcasters), David Layer e mediada pelo presidente da Aerp, Michel Micheleto, atingiu o objetivo.
David iniciou sua fala, detalhando o atual momento do rádio nos Estados Unidos, depois passou pelos avanços do rádio digital e finalizou com as oportunidades do rádio híbrido. “Em relação ao rádio digital, destaco a importância dos receptores presentes nos carros. Em cidades importantes como Nova Iorque, o consumo médio é maior do que em outras cidades graças ao rádio digital. Já o rádio híbrido permite aos ouvintes continuarem a experiência que estão tendo dentro de casa nos automóveis, se informarem com notícias e até mesmo serem impactados com orientações importantes como as relacionadas ao distanciamento social imposto pelo coronavírus. Por outro lado, os radiodifusores podem obter vantagens comerciais, já que o sistema permite a inclusão de anúncios e a interação direta com eles”, destacou.
O presidente da Aerp questionou David sobre o papel dos radiodifusores na construção da imagem do rádio, sobre o processo de convencimento das montadoras de automóveis para a inclusão do rádio híbrido e também sobre a importância da participação dos radiodifusores nesta nova fase do meio. “É necessário o engajamento das emissoras frente ao setor para que nossos receptores sejam desenvolvidos e passem a fazer parte da realidade dos ouvintes. Mas acima de tudo, os profissionais devem se preparar para utilizar todas as soluções e tecnologias que estão disponíveis para levar mais conteúdo para os ouvintes e melhorar a sua experiência”, orientou o vice-presidente de engenharia avançada da NAB .
Após a palestra, Michel Micheleto afirmou que as associações têm este papel de buscar por soluções e incentivar o associativismo. “Precisamos estar sempre atentos às tendências, compreender o que é importante para os nossos radiodifusores e quando identificarmos algo positivo encabeçar junto a eles as mudanças e evoluções necessárias para entregarmos conteúdos cada vez mais adequados, abrangentes e de qualidade para nossos ouvintes”, avaliou.