A superação da crise econômica será parte de um novo caminho de redescobertas e reinvenções dos formatos de trabalho, das configurações de consumo, dos modelos de entrega dos produtos no pós-pandemia, chamado hoje de “novo normal”. A rápida recuperação da economia, esperada por boa parte dos economistas foi substituída por análises não muito positivas.
Apesar das projeções, agora é o momento de iniciar um planejamento e definir novas metas de recuperação e inovação dentro das empresas, principalmente, as que fazem parte do setor da radiodifusão.
Para ajudar nas tomadas de decisões o consultor do Sebrae, João Luis Moura, elencou quatro dicas fundamentais para os empresários da área.
Análise interna
Os gestores devem iniciar o processo com uma análise das atividades fundamentais para o funcionamento da empresa. Dentro disso determinar quais habilidades são desejadas para cada colaborador e o papel desempenhado. “Nada vai ser igual ao que era antes. Teremos muitas modificações nas carreiras no pós-pandemia. Mapear e cruzar competências essenciais para que uma tarefa específica seja executada e transferir para realidade, vai melhorar no rendimento e funcionamento da empresa, além de evitar demissões”, explica João Luis Moura.
Estratégias para vender
Agora é o momento de buscar formas para vender. De acordo com João Luis, a busca pela receita precisa ser estratégica. “Boa parte das empresas perdeu receita neste período de pandemia. O desafio agora é mostrar para os clientes em potencial, novas formas de retorno, principalmente dentro dos formatos de anúncios durante a programação das rádios. A venda passa a ser mais consultiva, deve mostrar os benefícios e convencer sobre o investimento”, ensina.
Análise de mercado
O consultor do Sebrae lembra ainda que é importante que sejam realizadas pesquisas de mercado, elencando os principais formatos de consumo do público de cada rádio. A medida serve para conhecer melhor os ouvintes, além de servir de base para inovar nas formas de entrega de conteúdo. “O radiodifusor deve ter também um olhar voltado para os clientes em potencial, nos segmentos com perspectivas econômicas positivas, dentro do processo de retorno das atividades econômicas”, garante.
Busca de créditos
Apesar de ser uma boa opção quando a empresa está descapitalizada, a contratação de créditos é uma estratégia perigosa e deve ser muito bem avaliada. O consultor do Sebrae, João Luis Moura, lembra que antes de solicitar qualquer crédito, é necessário que o radiodifusor pense na capacidade de pagamento hoje da empresa. “Há também que se levar em conta a necessidade real de capital, pensar que teremos um contexto diferente em termos de receita até o fim do ano, justamente por não sabermos como a economia vai se comportar no pós-pandemia. Tudo tem mudado de uma semana para a outra. O radiodifusor deve estar atento e ser veloz no planejamento e na tomada de decisões”, finaliza.
Por Grasiani Jacomini