Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Rádio do Paraná se despede de Luiz Carlos Martins

Por Redação. Publicado em 29/07/2024 às 18:06.

Dono dos bordões “um beijo no coração” e “Oi, Oi Gente Querida”, o radialista, radiodifusor e político Luiz Carlos Martins fez história no rádio paranaense, com a Banda B.


O radialista e radiodifusor Luiz Carlos Martins, que liderava a emissora Banda B, em Curitiba e região, faleceu nesta segunda-feira (29/07), aos 75 anos. Ele estava internado no Hospital INC desde o começo de julho, onde se recuperava de uma bactéria alojada na válvula mitral, descoberta após um AVC, que sofreu no dia 20 de junho.

O presidente da AERP, Caique Agustini, lamentou a perda do colega: “Recebemos com muita tristeza, em nome da AERP, a notícia do falecimento do nosso querido amigo ex-deputado e radialista Luiz Carlos Martins aos 75 anos. Ele tem um legado impressionante não apenas na vida pública mas também na fundação, na construção dessa rádio tão importante que é a Rádio Banda B para Curitiba e para todo Paraná. Ficamos enlutados e desejamos a toda a família que Deus os conforte com muita tranquilidade nesse momento tão difícil. Toda a radiodifusão do Paraná está sem dúvida nenhuma em luto nesse momento”.

Paulista, nascido em Bilac, Luiz Carlos Martins iniciou sua carreira no rádio aos 17 anos, no interior de São Paulo e depois no Paraná. Passou por emissoras em Birigui, Marília, Londrina, São Paulo e Jacarezinho. Aos 28 anos, mudou-se para Curitiba onde criou a Banda B e popularizou em seus programas matinais bordões conhecidos em todo Paraná, como “um beijo no coração” e “Oi, Oi Gente Querida”.

Com a ajuda de voluntários, ele criou também o Instituto Luiz Carlos Martins, que desde a fundação, em abril de 2011, passou a promover a inclusão social a pessoas portadoras de necessidades especiais, além de divulgar e organizar campanhas solidárias.

O sucesso no rádio fez com que Luiz Carlos Martins também apostasse na vida pública. Foi vereador de Curitiba (1988) e deputado estadual por diversos mandatos (1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018).

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), por meio de comunicado, decretou nesta segunda-feira (29/07) luto oficial de três dias no estado por conta da morte do ex-deputado.

“Perdemos hoje o Rei do Rádio do Paraná, meu amigo Luiz Carlos Martins. Figura marcante nas casas das famílias paranaenses, a quem sempre cumprimentava com o seu inconfundível ‘oi, oi, gente querida'”, disse o governador Ratinho Junior. “Luiz Carlos Martins foi um empreendedor da comunicação, mas sobretudo um parlamentar e um homem público apaixonado pelo Estado. Seus mandatos na Assembleia Legislativa foram marcados por uma defesa intransigente dos mais pobres. A voz firme de Luiz Carlos Martins deixará saudades”, completou o governador. “Que Deus conforte sua família, amigos e os milhares de ouvintes que sempre tiveram seu respeito e carinho”.

“A partida de Luiz Carlos Martins deixa um vazio na radiofusão do Estado do Paraná. Luiz Carlos era um entusiasta do papel do rádio e de uma sociedade menos desigual. Ele sabia da relevância do rádio na prestação de serviço aos ouvintes. Sua voz firme e seu raciocínio claro deixarão saudades. Aos amigos, familiares e funcionários da Rádio Banda B, os sentimentos de todo o time da Secretaria de Estado da Comunicação”, acrescentou o secretário da Comunicação, Cleber Mata.