Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Radio Show é realizado em Dallas (EUA) e aborda temas como Geração Z, podcasting, streaming e o futuro do rádio

Por Comunicação. Publicado em 24/09/2019 às 12:05.

O NAB Show é o evento norte-americano mais conhecido pelos radiodifusores brasileiros, devido a sua importância no mundo da comunicação e tecnologia em todo o mundo. Porém, o Radio Show é considerado a principal agenda para os profissionais de rádio, este que é realizado anualmente em uma cidade diferente nos Estados Unidos. A edição de 2019 acontece a partir de hoje (24) em Dallas (Texas) e abordará temas como Geração Z, podcasting, streaming e o futuro do rádio (de 2020 em diante).

As programações mais extensas estão organizadas para amanhã (25) e para quinta-feira (26), quando é encerrado o evento. Para se ter uma ideia, em um dos painéis, será discutida a Geração Z, ou seja, pessoas nascidas após 1995 e que não conseguem imaginar um mundo sem internet. A programação quer debater temas como “O que importa para eles? O que eles procuram nas marcas com as quais interagem, na mídia em que consomem e nos empregadores em que desejam trabalhar? Tudo o que lemos sobre eles é verdade?”

Para se ter uma ideia, a Geração Z corresponde à 25% da população atual dos Estados Unidos (algo não multo distante da realidade brasileira), estes que, em breve, serão futuros públicos consumidores de mídia, funcionários, clientes, gerentes, etc. O painel terá duas partes, com um instantâneo sociodemográfico de alto nível da Geração Z, seguido de um painel composto apenas por “membros sinceros e otimistas da última geração que virão à maioridade”. Memes também serão abordados pelos participantes.

2020 e além: insights do topo

Outro painel de amanhã (25) que chama a atenção é o “2020 e além: insights do topo”, este que contará com profissionais que são as cabeças da iHeartMedia, Cumulus Media, NAB, NBC News, IMC e Entercom. O painel afirma que o rádio está mais forte do que nunca, porém isso pode mudar em um instante.

O painel que contará com os principais líderes do setor nos Estados Unidos vai procurar compartilha o que é necessário para ter sucesso em 2020 e além – de parcerias e conjuntos de habilidades a plataformas, programação, vendas, entre outros pontos fundamentais.

Nomes como Bob Pittman (CEO da iHeartMedia) e David Field (Entercom), cabeças dos dois principais grupos de rádio dos Estados Unidos, estão na programação.

A Revolução do Podcast

Como não foi diferente na NAB Show 2019, SET Rádio do SET Expo 2019 e no 25º Congresso da AERP, realizado na semana passada no Paraná, o podcast está entre os temas centrais do Radio Show. O painel “A Revolução do Podcast”, afirma que o “podcasting está mudando o rádio para melhor”. E convida do participantes para um “bate-papo à beira da lareira”, com os principais podcasters, enquanto discutem e debatem suas estratégias para tornar essa revolução da mídia importante.

Será explorado o processo criativo, a monetização, como o podcasting ajuda as emissoras e a distribuição no setor de podcast, bem como as tendências no horizonte para hoje, amanhã e futuro.

E, no dia seguinte, ainda sobre podcast, o Radio Show contará com a sessão “A conexão do podcast: melhorando sua áudio com idéias do podcast”. O painel, que terá a participação de nomes da Nielsen, afirma que “a publicidade da marca é essencial para o crescimento da indústria de podcast”. Com novos dados dos novos Insights de compra de ouvintes de podcast da Nielsens, marcas e criadores de conteúdo conectam o uso de podcast a produtos e serviços de consumo.

Molho secreto?

Indicada como “Molho Secreto”, uma das sessões da quinta-feira (26) foi nomeada como “A Prova que Precisamos para Permanecer Relevante e Impulsionar o Crescimento”. Nela, profissionais dos principais grupos de rádios dos Estados Unidos (como Alpha Media, Kartz Radio Group, Cumulus Media e Cox Media Group), destacarão como as emissoras usaram ferramentas de dados e atribuição para impulsionar o envolvimento do ouvinte com resultados comerciais positivos.

O painel também ouvirá anunciantes que compartilharão sucessos e desafios que enfrentaram ao aproveitar os dados para segmentação avançada e gerar resultados atribuíveis a partir do rádio em comparação com outras mídias.

A sessão é apresentada afirmando que é “obrigatório que programadores, pesquisadores e vendedores de rádio saibam quais ferramentas de dados e análises estão disponíveis e como usá-las para entender melhor os ouvintes, prever o comportamento, medir e otimizar a eficácia da campanha para nossos parceiros de publicidade””.

HD Radio

O rádio digital norte-americano também estará em discussão. Atualmente, com mais de 66 milhões de receptores de HD Radio no mercado, o Radio Show afirma que “existem novas oportunidades significativas para oferecer conteúdo mais rico e novas oportunidades de fluxo de receita no cenário de transmissão em evolução”.

Isso inclui o Artist Experience®, um recurso do HD Radio, que permite que a estação transmita logotipos, ilustrações de álbuns e até logotipos de clientes em muitos dos novos receptores da atualidade. A sessão também indica que, quando combinada com a nova plataforma ‘Ad Sync’, lançada recentemente pela Quu2Go, a disseminação de ilustrações de álbuns impactantes e envolventes permitirá a entrega de uma maneira muito mais simples, permitindo que as emissoras agora enviem logotipos de clientes e texto personalizado para todos os receptores de HD Radio em seu mercado.

A Beasley Broadcasting recentemente começou a lançar esse serviço em seus mercados, adicionando uma nova fonte importante de receita aos seus negócios em crescimento, situação que será demonstrada para os congressistas na quinta-feira (26).