Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Teriam as rádios ganhado novos rumos sobre como e o que noticiar?

Por Juliana Sartori. Publicado em 05/06/2020 às 09:22.

Com o tsunami de informações acerca da pandemia do coronavírus e da problemática política do Brasil, o segmento de comunicação é colocado à prova e deve agora buscar maneiras para pautar assuntos relevantes sem martelar o consumidor. E é com essa ideia que as rádios se encontram em um posicionamento estratégico para beneficiar, principalmente, o cenário local.

De acordo com o coordenador de Jornalismo da Rádio Band News FM, Felipe Harmata, “este é o momento em que o conteúdo de serviço é mais importante” e, por isso, segundo ele, tem-se que reconhecer a força do rádio para responder às demandas do público. O auxílio emergencial do Governo Federal é um bom exemplo. “A notícia gera muitas dúvidas das pessoas que não conseguem acompanhar a atualização das datas de pagamento e confiam no que escutam no rádio para organizar suas vidas”, observa.

Outro ponto referido por Harmata é oferecer clara informação sobre as constantes mudanças da dinâmica urbana com relação às medidas de segurança da pandemia, como o que está aberto ou fechado, quais os serviços que estão disponíveis ou suspensos, as regras de distanciamento e aplicabilidade ou não do lockdown. “É importante zelar pela prontidão e combater as fakenews”.

“É algo que está mudando a rotina da nossa história”, declarou o entrevistado sobre a crise do coronavírus, mas ressaltou que esta é uma oportunidade para encontrar novas saídas no que diz respeito à produção dos conteúdos. Deixar de abordar os temas da mesma forma que os demais meios de comunicação, mas aproximar-se das comunidades destacando as iniciativas locais e redirecionando o olhar sobre este momento. “É possível ampliar o leque de pautas”, disse ele.

Harmata ainda enfatizou o fato de que a facilidade de acesso às notícias nacionais por meio da internet acabou gerando um empobrecimento de cobertura local, o que pode ser contornado com a atuação da mídia radiofônica. Destacar o que está próximo é um foco que as emissoras podem assumir integralmente, uma vez que as grandes mídias não demonstram interesse em mostrar o que acontece nas comunidades.

Por Grasiani Jacomini