O que faz uma cidade se movimentar? Em termos econômicos, as oportunidades de emprego dentro dela, a presença de indústrias e atrativos para que empresários levem seus negócios até ela. Mas e no dia a dia, em termos de locomoção? Se mal planejadas, as cidades podem sofrer com problemas de transporte, e é por isso que a discussão da mobilidade urbana é tão importante.
Mesmo em pequenos municípios existem problemas, ainda que de outra natureza: muitas vezes faltam opções para ir de um ponto ao outro. Desse modo, todas as cidades têm seus desafios para garantir o direito ao transporte, um dos direitos sociais elencados no artigo 6º da Constituição.
Para ampliar o debate a Rede Aerp de Notícias estreia a coluna quinzenal “Mobilidade Urbana” com o especialista em trânsito e vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger.
Segundo Mauro a mobilidade influencia diretamente nossas vidas, e esta influência será cada vez maior. “Novas tecnologias, novos sistemas viários, veículos elétricos, veículos sem motoristas, ciclovias e ciclofaixas, smart citys, ou seja, a mobilidade vai afetar a minha e a sua vida, e este será o nosso papel, manter todos atualizados e preparados para o nosso presente e nosso futuro”, explica.
A coluna está disponível, quinzenalmente, nas quintas-feiras, às 9h, para download. Clique aqui. É só baixar e utilizar em sua programação.